Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Animação marca abertura dos JIFMS em Dourados

Animação marca abertura dos JIFMS em Dourados

Esta é a primeira vez que os JIFMS estão sendo realizados por um campus do interior. A cerimônia de abertura foi realizada no Ginásio do Sesc e reuniu grande público.
por Osvaldo Sato publicado: 28/06/2017 16h59 última modificação: 24/10/2017 13h43

A cidade de Dourados recebeu, nesta terça-feira, 27, 255 estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para as disputas dos Jogos da instituição (JIFMS). Eles vieram dos dez campi para competir em dez modalidades até sexta-feira, 30.

A cerimônia de abertura foi realizada no Ginásio do Sesc e reuniu grande público, entre servidores, estudantes do Campus Dourados e comunidade externa.

A animação do evento contagiou o público, que assistiu a apresentações da Banda do Exército Brasileiro e dos Ginasloucos, grupo de entretenimento baseado em acrobacias e basquete.

O estudante do Campus Jardim, Jeffté Luis de Souza Caetano, de 15 anos, participa dos Jogos do IFMS pela primeira vez. Ele irá disputar a modalidade de tênis de mesa e afirmou ter ficado impressionado com a abertura. “Achei tudo muito legal, divertido, mas o que mais gostei foi a apresentação final, dos Ginasloucos”, disse.

O reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, destacou a organização e a infraestrutura. “A organização apresentada no ano passado em Campo Grande também está presente aqui em Dourados, com uma infraestrutura adequada para todas as disputas”, destacou.

Participaram ainda da cerimônia de abertura, o pró-reitor de extensão, Airton José Vinholi Júnior, o diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius da Silva Figueiredo, o coordenador geral dos Jogos, Jair Brito da Costa, os diretores-gerais dos campi Campo Grande e Ponta Porã, Rosane de Brito Fernandez Garcia e Marcos Pinheiro Vilhanueva.

Organização - Para a realização dos Jogos, o Campus Dourados constituiu uma comissão principal de trabalhos e subcomissões, envolvendo 28 servidores. Entretanto, segundo a comissão, todos os servidores do Campus acabaram se envolvendo com as demandas da organização.

Além dos servidores, aproximadamente 25 estudantes também participaram dos preparativos, principalmente da cerimônia de abertura.

A organização pelo Campus, coordenada pelo professor Jair Brito Silva, esteve sob a supervisão da Pró-reitoria de Ensino (Proex).

O diretor de extensão da Proex, Marcelo Oliveira, explica que neste ano, a instituição implementou um sistema de informação específico para os Jogos, desenvolvido por um estudante do Campus Campo Grande, Tony Henrique Ferreira Silva. “O sistema é desenvolvido utilizando tecnologia de software livre e possibilita o gerenciamento das informações, como credenciamento, sorteio das tabelas, publicação dos resultados, boletins e outros”, afirmou.

A ideia é que este software de gestão de informação dos Jogos seja registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e, posteriormente, compartilhado em toda a rede federal de educação profissional e tecnológica. Também poderá ser utilizado nos Jogos dos Institutos Federais – Etapa Centro-Oeste.

Programação – Ainda na tarde de terça-feira, 27, iniciaram as disputas das modalidades de futsal e handebol, no Ginásio Municipal. Na manhã desta quarta-feira, 28, começaram as demais modalidades coletivas: o voleibol no Ginásio do Sesc; e o basquete, no Centro Esportivo Jorjão.

Os JIFMS continuam na quinta-feira, 29, com a disputa das modalidades individuais: atletismo, judô, natação, vôlei de areia, xadrez e tênis de mesa. Na sexta-feira, 30, serão realizadas as partidas finais das modalidades de futsal, basquetebol e handebol. O encerramento está previsto para as 11h30, no Ginásio Municipal.

Confira a programação e locais de jogos na página do JIFMS.

registrado em: , ,