Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aquidauana sedia encontro para debater inclusão no IFMS

Aquidauana sedia encontro para debater inclusão no IFMS

Evento termina nesta sexta-feira, 22, e reúne membros dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas dos campi da instituição, além de palestrantes de outras instituições.
por Osvaldo Sato publicado: 22/09/2017 10h00 última modificação: 27/09/2017 16h41
IFMS
Exibir carrossel de imagens Cristiano Dranka Encontro reuniu membros dos Napne dos dez campi do IFMS

Encontro reuniu membros dos Napne dos dez campi do IFMS

Termina nesta sexta-feira, 22, em Aquidauana, o III Encontro dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento reúne representantes dos núcleos dos dez campi da instituição, servidores da reitoria e convidados de outras instituições.

Para a coordenadora de Inclusão e Diversidade do IFMS, Suliane Barros, o evento fortalece as ações do Napne. "Abre possibilidade para a troca de experiências entre os próprios membros dos núcleos dos campi e ainda com convidados de outras instituições, o que gera fortalecimento de nossas ações", destacou.

O encontro será encerrado com a 2ª Reunião Ordinária dos membros do Napne do IFMS. "Os membros do conselho se reúnem trimestralmente e quando temos o encontro, o fazemos de forma presencial, aproveitando ainda para fazer um balanço dos debates e propor novas ações", explicou a coordenadora.

Programação – Participaram do evento, como palestrantes, representantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), da Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul (UEMS), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul (SED/MS).

O encontro foi aberto na quarta-feira, 20, com a palestra "A garantia da acessibilidade através do Estatuto dos Deficientes", ministrada pela professora Vera Lúcia Carbonari (UFMS). Também foram tratados assuntos como avaliação visual na aprendizagem; criação, produção e edição multimídia de vídeos em Libras; entre outros.

Uma mesa redonda abordou temas como as práticas de inclusão no Campus Aquidauana do UFMS e a metodologia aplicada aos alunos surdos no ensino técnico e tecnológico.

Napne - O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do IFMS tem como finalidades definir as normas de inclusão, promover a cultura de convivência e respeito à diferença, buscar a superação de obstáculos arquitetônicos e atitudinais, e garantir a prática da inclusão social na instituição.

A coordenação-geral do Napne funciona na reitoria, e em cada campus do IFMS há uma coordenação local, que conta ainda com o apoio de uma equipe interdisciplinar e de membros voluntários da comunidade interna.

São competências do Núcleo a proposição de políticas de inclusão, atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas, busca de parcerias e recursos, entre outras.

registrado em: , ,