Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campi Coxim e Ponta Porã celebram 10 anos do IFMS

IFMS 10 anos

Campi Coxim e Ponta Porã celebram 10 anos do IFMS

Programação dos eventos comemorativos incluíram homenagens a ex-estudantes, servidores e parceiros, além da inauguração das 'Galerias de Ex-Diretores'.
por Juliana Aragão publicado: 08/04/2019 13h03 última modificação: 08/04/2019 13h03

Em Coxim, primeira década do IFMS foi celebrada no último dia 4 - Fotos: Flávio Becker

A primeira década do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi celebrada em dois municípios onde a instituição tem campi. Em Coxim, o campus comemorou a data no último dia 4, e em Ponta Porã no dia 1º de abril. Os eventos foram marcados por apresentações culturais, homenagens e pela inauguração da 'Galeria de Ex-Diretores'.

Formada na primeira turma da Licenciatura em Química oferecida pelo IFMS em Coxim, Ingrid Pereira, 26, foi uma das homenageadas na cerimônia. Sentiu-se honrada por ter o esforço reconhecido e destacou o ensino na instituição.

“A atenção que o estudante recebe diante das deficiências de base é o grande diferencial da formação no IFMS. Além disso, é enfatizada a ideia de que tudo é possível, basta se organizar”, destacou Ingrid Pereira, licenciada em Química pelo IFMS.

“A atenção que o estudante recebe diante das deficiências de base, inclusive com horários de atendimento dos professores, é o grande diferencial da formação no IFMS em relação a outras universidades. Além disso, é enfatizada a ideia de que tudo é possível, basta se organizar e ter perseverança para superar os obstáculos”, destacou Ingrid.

Atualmente, Ingrid faz doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e participa de um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), responsável por publicar artigos sobre síntese orgânica em revistas reconhecidas na área.

O ex-estudante que virou docente do IFMS, Thiago Soares, 24, também foi homenageado. Formado no curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet, atualmente atua como professor substituto de Informática/Desenvolvimento Web no campus.

"O IFMS ampliou meus conhecimentos, fez com que eu pudesse concluir o ensino superior e ainda conseguir um espaço como professor na própria instituição. Além disso, possibilitou a realização de alguns planos e me oportunizou conhecer novas pessoas e lugares", destacou Thiago que, atualmente, faz mestrado em Ciência da Computação na UFMS.

Além de outros estudantes que se formaram no Instituto, também foram homenageados parceiros, dentre os quais representantes dos poderes executivo e legislativo municipal, de universidades presentes na região, do Exército, do Corpo de Bombeiros, e empresários.

O IFMS iniciou as atividades no município de Coxim em 2010, com a oferta de cursos técnicos a distância. No ano seguinte, foram abertas as primeiras turmas de cursos técnicos integrados e da graduação. A sede definitiva foi inaugurada em 2014, ano em que foi ampliada a oferta de cursos técnicos de nível médio e superiores, inclusive com a abertura de pós-graduação. Atualmente, são atendidos cerca de 780 estudantes.

Um dos destaques do IFMS em Coxim é o desenvolvimento de pesquisas na área de Alimentos. A unidade também já se sobressaiu nas artes, recebendo diversos prêmios na etapa regional do 8º Festival Estudantil de Trânsito (Fetran). Outro dado interessante é que foi neste campus do Instituto Federal que um estudante apresentou o primeiro trabalho de conclusão de curso da instituição em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

Primeira década do IFMS foi celebrada em Ponta Porã no dia 1º de abril - Fotos: Campus Ponta Porã

Ponta Porã - O evento comemorativo homenageou ex-estudantes, alguns dos primeiros servidores e colaboradores terceirizados do campus, além de parceiros que apoiaram a implantação do IFMS no município, como gestores do poder executivo municipal e diretores de escolas públicas onde foram cedidos espaços para o início da oferta de cursos.

Técnico em Informática formado pelo Instituto Federal, Hamilton Bonfim Junior, 23, foi um dos homenageados. Quando fez o curso técnico integrado ao ensino médio na instituição, participou do Grêmio Estudantil e representou os estudantes no Conselho Superior. Viu a própria vida ser transformada pelo IFMS.

“O IFMS é uma instituição com a capacidade de mostrar que o mundo é muito maior do que aquilo que você conhece e que é possível explorar e ultrapassar fronteiras”, comentou o técnico em Informática formado pela instituição,  Hamilton Jr.

“Não apenas pela qualidade do ensino, mas também pelas experiências que propicia, seja na iniciação científica, na participação em eventos, no convívio com pessoas tão diferentes. O IFMS é uma instituição que tem a capacidade de mostrar que o mundo é muito maior do que aquilo que você conhece e que é possível explorar e ultrapassar fronteiras”, comentou o egresso.

Formado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Hamilton está de volta a Ponta Porã, onde pretende dar aulas e ingressar em uma pós-graduação.

O primeiro docente a entrar em exercício no IFMS em Ponta Porã, Guilherme Princival, também foi homenageado. Ao lado de dois técnicos-administrativos, o professor de Desenvolvimento em Redes ajudou a implantar a instituição no município.

“Foi um momento muito gratificante e de muito aprendizado. Na época, nós fizemos o primeiro contato com pais e estudantes. A matrícula era feita manualmente, a gente explicava o que era o IFMS, como era o ensino técnico integrado. Estávamos todos muito felizes por iniciar as atividades da instituição”, relembrou.

Tendo ocupado os cargos de coordenador do Eixo Tecnológico em Informação e Comunicação e de diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, atualmente Guilherme é coordenador de Educação a Distância do campus.

Sobre os próximos 10 anos da instituição, o professor prevê. “Enxergo o IFMS muito mais forte, mais conhecido. Daqui a uma década, acredito que ‘estudar no Instituto Federal’ será uma meta para muitos jovens que vivem no estado”.

As atividades do IFMS em Ponta Porã começaram em 2010, com a oferta de cursos técnicos a distância. No ano seguinte, foram abertas as primeiras turmas de cursos técnicos integrados e graduação. A mudança para a sede definitiva ocorreu em 2013. Atualmente, mais de 1,1 mil estudantes são atendidos pela unidade, inclusive na pós-graduação.

Um dos destaques do IFMS em Ponta Porã é a área da Robótica, inclusive com premiações consecutivas na olimpíada brasileira da área. Egressos da unidade também se sobressaem, como é o caso da técnica em Informática Juliana Bordão, aceita em duas universidades norte-americanas. Pesquisas na área da agricultura desenvolvidas por estudantes do campus também se destacam em eventos científicos.

10 anos do IFMS - A celebração dos 10 anos do IFMS nos campi teve início em fevereiro, nos municípios de Aquidauana, Corumbá e Jardim. Em março, a comemoração foi em Naviraí. A previsão é que os campi Três Lagoas, Campo Grande e Dourados promovam eventos semelhantes ainda este mês.

Em dezembro do ano passado, o evento 'IFMS, transformando vidas', realizado na Capital, celebrou a primeira década de funcionamento da instituição em Mato Grosso do Sul.

No final do ano, uma campanha disponibilizada no site do IFMS reuniu fatos, imagens e documentos históricos, além de depoimentos de pessoas que tiveram as vidas transformadas pela instituição.

Em 2018, os Institutos Federais utilizaram um selo comemorativo criado pelo IFMS para divulgar as comemorações dos 10 anos de criação das instituições.

O IFMS foi criado em 29 de dezembro de 2008, data de publicação da lei que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no país.