Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Aquidauana abre laboratório para comunidade

Campus Aquidauana abre laboratório para comunidade

publicado: 17/05/2017 09h02 última modificação: 27/09/2017 16h41

O Campus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza nesta quarta-feira, 17, o primeiro Open Lab Day. A atividade de extensão faz parte do projeto Fab Labs, que tem como um dos objetivos abrir os laboratórios da instituição para que a comunidade participe de eventos e desenvolva pesquisas.

A programação prevê a palestra “Fabricação Digital e Prototipagem” e o minicurso “Robótica com Arduíno”, cada um com 25 vagas. As atividades começam às 14 horas, no Hotel Tecnológico do campus, e são gratuitas. Podem participar estudantes, técnicos, professores e comunidade em geral.

A palestra vai mostrar aos participantes o que é possível fazer para criar ideias inovadoras e protótipos, já a oficina busca apresentar os componentes eletrônicos disponíveis e as ferramentas de desenvolvimento.

“Estamos implantando o Fab Labs e ainda temos muito a fazer. Vamos divulgar na escolas, para a população em geral. Temos uma impressora 3D, o que é uma vantagem, por estarmos no interior de Mato Grosso do Sul. A comunidade poderá desenvolver suas ideias e terá a nossa assessoria”, explica o coordenador do projeto no campus, Márcio Pache.

Para se inscrever, é necessário procurar a Central de Relacionamento (Cerel) do Campus Aquidauana, na Rua José Tadao Arima, 222, Vila Ycaraí, ou acessar o formulário disponível no endereço www.fablabifms.wixsite.com/main.

A palestra será oferecida novamente no dia 31 de maio, quando também será ministrado um minicurso de impressão 3D.

Fab Labs – Inspirados na experiência do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), nos Estados Unidos, são laboratórios que trabalham no desenvolvimento de protótipos que não precisem de projetos complexos.

A ideia é oferecer suporte à inovação e a ampliação de conhecimento da comunidade com a realização de eventos, minicursos e palestras, além da resolução de problemas locais.

No laboratório, além de auxílio de professores e estudantes integrantes da equipe, os participantes tem acesso a impressora 3D e outros equipamentos.