Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Coxim promove feira agroecológica aos sábados

Economia Solidária

Campus Coxim promove feira agroecológica aos sábados

Feira é realizada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) "Incuba Pantanal", e busca reorganizar as associações para a produção, comercialização e consumo, dentro dos valores da economia solidária
publicado: 11/03/2016 14h39 última modificação: 05/07/2017 16h50
Exibir carrossel de imagens Feira é realizada das 9h às 13h, na Funrondon - Foto: Campus Coxim/IFMS

Feira é realizada das 9h às 13h, na Funrondon - Foto: Campus Coxim/IFMS

Realizar a comercialização de produtos provenientes da agricultura familiar e peças de artesanato é o objetivo da Feira Agroecológica e da Economia Solidária, organizada aos sábados pelo Campus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Além de hortaliças cultivadas sem uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, são oferecidos frutos do cerrado in natura e doces, bolos, pães, sucos naturais e peças produzidas em cerâmica. A feira também é um espaço de troca entre os próprios produtores, que têm a oportunidade de complementar a variedade dos produtos para o consumo de suas famílias.

A comunidade que comparece à feira tem ainda a oportunidade de aprender sobre a origem dos alimentos e sobre o consumo consciente, a partir de atividades que abordam temas relacionados à agroecologia e economia solidária.

Ações culturais também compõem a programação do evento. No Espaço Erê, por exemplo, as crianças podem participar de contação de histórias e brincadeiras diversas.

Neste sábado, 12, a Feira será pautada no Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8. As atividades terão como tema a importância das lutas e a força da mulher do campo. Com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), haverá apresentação de vídeo, oficina de desenho, varal de poesia e danças circulares.

Incubadora - A feira é realizada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) "Incuba Pantanal", projeto executado pelo Campus Coxim por meio da Chamada nº 89/2013 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Trabalho e Emprego (MTE).

“Com o recurso, a incubadora e os bolsistas que nela atuam desenvolvem ações para reorganizar as associações incubadas para a produção, comercialização e consumo dentro dos valores da economia solidária. Uma das ações com foco na comercialização é a feira”, explica o professor, Vinícius Nunes, coordenador do projeto.

De acordo com ele, o trabalho realizado é diferente das incubadoras de base tecnológica convencionais. “O objetivo principal é a superação da pobreza e das desigualdades sociais pelo trabalho cooperativo. Desse modo, aproxima o Instituto Federal de seu objetivo, que é o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais”.

Atualmente, a Incuba Pantanal atende quatro empreendimentos econômicos solidários: três de agricultura familiar e um voltado à arte em cerâmica.

“Toda a produção recebeu apoio da incubadora desde os primeiros passos, na escolha do que se iria começar a produzir, até o processo de melhoria da qualidade, o que tem sido feito nos laboratórios de alimentos do IFMS”, ressalta Nunes.

Serviço - A Feira é realizada todos os sábados, das 9h às 13h, na Fundação Profª Clarice Rondon de Cultura, Desporto e Lazer (Funrondon). O endereço é Rua João Pessoa, 101, Centro.

Um diferencial do evento é a moeda própria, chamada de Piau. Para poder adquirir os produtos, o consumidor, ao chegar na feira, deve trocar reais pelos Piaus.

“A necessidade da moeda social se justifica para que a economia na feira seja de circulação e não de acúmulo. O Piau necessariamente circula dentro da feira, os produtores usam para trocas, compram entre si, e assim fortalecem a economia local”, complementa Vinícius.

Para mais informações, o contato pode ser feito com o professor Vinícius pelo telefone (67) 9848-6007 ou pelo e-mail incuba.cx@ifms.edu.br.

Os interessados também podem acessar a página oficial do evento no Facebook.

registrado em: , ,