Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus finaliza mais uma edição do Sarau de Natal

Nova Andradina

Campus finaliza mais uma edição do Sarau de Natal

Evento teve dois dias de atividades com apresentações culturais voltadas ao tema
por Cleyton Lutz publicado: 30/11/2017 14h40 última modificação: 30/11/2017 14h40
Exibir carrossel de imagens Evento foi encerrado com a peça "Noite de Natal na roça", encenada pelo grupo teatral do campus IFenceNA

Evento foi encerrado com a peça "Noite de Natal na roça", encenada pelo grupo teatral do campus IFenceNA

O Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) encerrou na noite de quarta-feira, 29, a segunda edição do Sarau de Natal (Sarana). O evento de extensão reuniu estudantes, servidores e comunidade externa para dois dias apresentações, tendo como tema “Natal: amor, liberdade e superação”. 

As atividades do Sarana foram abertas à comunidade e finalizadas com apresentações de dança e teatro na Escola Municipal Professor João de Lima Paes. 

Na abertura, realizada na terça-feira, 28, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foram organizadas salas temáticas voltadas ao Natal, em diferentes culturas, com literatura contemporânea, autores e obras abordando o tema.

Também foram realizadas apresentações de projetos dedicados à produção textual dos estudantes do campus, como “Minicontando no IFMS” e “Escritores do Futuro”, além do coral natalino da unidade, do grupo teatral da UFMS "UFenceNA" e de um recital de poesias. 

“A ideia foi trabalhar dentro do tema Natal e dos outros subtemas a ele relacionados. Com base nisso, foram propostas as atividades, contando também com a contribuição de outros projetos do campus voltadas à dança e teatro”, explicou a coordenadora do evento, professora Andreia Dias de Souza. 

Outra preocupação foi abrir espaço para que os estudantes do IFMS apresentassem seus textos autorais. “Além dos envolvidos nos projetos de produção textual, outros alunos que tinham textos, como crônicas ou roteiros, também foram convidados a apresentá-los à comunidade escolar”, completou.  

Teatro – Uma das atrações do enceramento do evento foi a peça “Noite de Natal na roça”, apresentada pelo grupo teatral do campus IFenceNA. Mesclando trechos da peça “Casa de Bonecas”, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, com elementos regionais, a encenação mostra um drama familiar às vésperas do Natal. 

“Procuramos utilizar um texto clássico, de uns dos precursores do teatro realista moderno, aliando-o a trabalhos mais contemporâneos e adaptando-o para a realidade dos alunos”, comenta a professora. Quando “Casa de Bonecas” começou a ser encenada, ainda no século XIX, se destacou por denunciar a exclusão das mulheres na sociedade da época. 

“A peça foi bastante desafiadora, principalmente pela sua temática, que problematiza o papel da mulher, servindo para quebrar tabus, ao destacar o protagonismo que podemos ter. O seu texto também mostra a importância da empatia nos relacionamentos humanos”, destaca a estudante do curso técnico integrado em Agropecuária, Lara Lemes, uma das participantes da peça.

Apoio institucional – O Sarana recebeu auxílio do IFMS para sua realização por meio do Edital 047/2017, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), destinado a apoiar eventos de extensão realizados entre setembro de 2017 e maio de 2018. 

Por meio do edital, foram disponibilizados R$ 18 mil, sendo R$ 1.200 para cada evento, que contribuísse para o desenvolvimento de ações integradas ao ensino e à pesquisa nos campis do Instituto e na Reitoria.

registrado em: ,