Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Nova Andradina promove ações de valorização da vida

Saúde

Campus Nova Andradina promove ações de valorização da vida

Atividades do "Setembro Amarelo", mês mundial de prevenção ao suicídio, foram destinadas a estudantes, servidores e comunidade.
por Cleyton Lutz publicado: 27/09/2018 16h39 última modificação: 02/10/2018 11h19
Exibir carrossel de imagens Palestra com o psiquiatra Heverllyn Saraiva tratou da prevenção ao suicídio e valorização da vida

Palestra com o psiquiatra Heverllyn Saraiva tratou da prevenção ao suicídio e valorização da vida

O Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou, na última semana, uma série de ações voltadas ao "Setembro Amarelo", mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida em todo o mundo. As atividades, destinadas a estudantes, servidores e comunidade, foram desenvolvidas em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

A série de ações terminou nesta quinta-feira, 27, com rodas de conversa que abordaram junto a estudantes temas como o sentido da vida, autossabotagem e a sobrevivência à tentativa de suicídio. 

Na terça-feira, 25, duas palestras oferecidas no anfiteatro da UFMS abordaram assuntos como fatores de risco, principais causas, proteção e mitos sobre o suicídio. Uma das palestras foi ministrada pela psicóloga do Campus Nova Andradina, Gessyca Santos Sasso, que coordena as atividades do "Setembro Amarelo", desenvolvidas pela comissão de Qualidade de Vida da unidade. 

“Falar sobre saúde mental ainda é um tabu. Desde a infância, não nos ensinam a falar sobre sentimentos, e em algumas situações, não podemos nem sequer expressá-los. Quando a mãe diz para o filho ‘engole o choro’, ensina ele a reprimir sentimentos como tristeza e raiva. E as consequências desse padrão comportamental podem gerar dificuldades em lidar com frustrações que podem ser carregadas até a vida adulta”, explicou a psicóloga. 

Gessyca destaca que as atividades buscaram discutir questões relacionadas ao sofrimento psíquico, já que muitas vezes os problemas emocionais são suprimidos, ao contrário dos físicos, o que faz com venha à tona apenas em situações extremas. “E o suicídio é o extremo desse processo de adoecimento”, complementou. 

Outra palestra foi ministrada pelo médico psiquiatra Heverllyn Saraiva, que entre outros pontos, tratou da formação do pensamento suicida. “Trata-se de um sentimento ambivalente. O suicídio normalmente parte de uma cadeia que envolve o pensamento de morte, o planejamento e a tentativa”, pontuou. 

O psiquiatra também chamou a atenção para o alto número de casos. No Brasil, entre 2000 e 2016, o aumento foi 73% e, atualmente, o suicídio é uma das principais causas de morte na faixa etária entre pessoas de 15 a 29 anos. “É um problema de saúde pública em todos os países, que atinge todas as camadas sociais”, comentou.  

O "Setembro Amarelo" do Campus Nova Andradina teve início no dia 20 com uma caminhada pela valorização da vida, que percorreu a Avenida Antônio Joaquim de Moura de Andrade, reunindo estudantes, servidores e comunidade.  As atividades também contaram com o apoio do Grêmio Estudantil da unidade.

Campanha - No Brasil, o "Setembro Amarelo" é organizado desde 2015 em uma iniciativa conjunta do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês é uma alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro.

“A campanha nacional nos possibilita sensibilizar pessoas acerca da temática suicídio. E não há como se falar em valorização da vida e prevenção ao suicídio sem ter como enfoque a saúde mental”, ressaltou Gessyca.

registrado em: ,