Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ponta Porã realiza evento voltado aos talentos da fronteira

Festival de Arte e Cultura

Campus Ponta Porã realiza evento voltado aos talentos da fronteira

Festival de Arte e Cultura do IFMS tem início na segunda-feira, 25, com apresentações, mostras, oficinas e palestras. A abertura contará com a participação do músico Marcelo Loureiro.
por Cleyton Lutz publicado: 21/09/2017 08h00 última modificação: 26/09/2017 14h42
IFMS
IFMS Divulgação

Divulgação

O Campus Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre na próxima segunda-feira, 25, a edição 2017 do Festival de Arte e Cultura.

Na programação do evento estão previstas apresentações e mostras artísticas, além de oficinas e palestras. As atividades são destinadas a estudantes e servidores da instituição e à comunidade externa.

A abertura do Festival será realizada no Centro de Convenções, a partir das 19 horas, e terá a participação dos músicos Marcelo Loureiro e Fábio Kaida, que farão apresentações de violão e harpa, respectivamente.

O evento segue na terça-feira e quarta-feira, 26 e 27, com oficinas e palestras sobre dança, fotografia e pintura para estudantes do IFMS. À noite, estão programadas mostras de artes visuais, dança e música, no Centro de Convenções.

As inscrições para as mostras podem ser feitas até sexta-feira, 22, na página do Festival de Arte e Cultura. A expectativa da organização é que participem artistas de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, cidade situada no lado paraguaio da fronteira.

Cultura – A coordenadora do Festival, professora Carolina Rodrigues, explica que a intenção das mostras é abranger a diversidade cultural da região onde o campus está instalado.

“Nosso objetivo é reunir os talentos locais, com ênfase na produção artística que se preocupa com a caracterização e reprodução de aspectos relativos à região da fronteira”, destacou Carolina.

Outra preocupação é abrir o palco para os artistas locais. “O espaço que o Festival proporciona é uma oportunidade deles apresentarem tudo que têm feito de maneira diferenciada, a outro tipo de público”, reforçou.

O encerramento do Festival de Arte e Cultura será na quarta-feira, 27, com a finalização das mostras e apresentações do coral infantil da Escola Anglo Mappe, de Ponta Porã, e da Escola de Dança da Prefeitura de Pedro Juan Caballero.

Arte e Cultura – Em 2017, o Festival do IFMS foi realizado em Aquidauana, Campo Grande, Dourados, Jardim, Naviraí e Nova Andradina. Em Coxim, o evento ocorrerá entre os dias 16 e 20 de outubro. Já em Corumbá, a data será definida.

O Festival de Arte e Cultura é realizado com fomento do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS. O valor total é de aproximadamente R$ 110 mil. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e promovido pelos campi da instituição.

Nas programações, estão previstas ações articuladas ao folclore, tradições culturais, cultura afro-brasileira e indígena, além de manifestações populares e eruditas, como música, literatura, artes visuais e dança.