Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ponta Porã recebe dirigentes da reitoria

Reitoria Itinerante

Campus Ponta Porã recebe dirigentes da reitoria

O planejamento institucional e as perspectivas organizacionais do IFMS foram os principais temas abordados na etapa 2017 da Reitoria Itinerante no Campus Ponta Porã.
publicado: 22/05/2017 10h04 última modificação: 18/07/2017 14h49
Exibir carrossel de imagens Planejamento institucional foi tema de encontros no campus - Foto: Ascom/IFMS

Planejamento institucional foi tema de encontros no campus - Foto: Ascom/IFMS

O planejamento institucional e as perspectivas organizacionais do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foram os principais temas abordados na etapa 2017 da Reitoria Itinerante no Campus Ponta Porã.

Como nas etapas anteriores, o reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, esteve acompanhado dos dirigentes das pró-reitorias e diretorias sistêmicas em reuniões realizadas com estudantes, professores e técnicos-administrativos da unidade. Os encontros foram realizados nos dias 17 e 18 de maio, na sede do IFMS no município.

“Desde nossa visita no ano passado, finalizamos o Estatuto e o Regimento Geral do IFMS, ambos construídos em um processo participativo com a comunidade. Neste momento, estamos encerrando um ciclo de planejamento, com a entrega dos Planos de Ação Específicos, com o detalhamento das ações que serão realizadas por cada unidade e setor do IFMS em 2017”, afirmou.

Na avaliação do reitor, o exercício do planejamento será aperfeiçoado ainda este ano. A expectativa é que os Planos de Ação para 2018 sejam entregues até o fim deste ano para que, então, possa haver análise dos resultados e aprimoramento das ações planejadas.

“Até o momento planejamos e executamos, ao mesmo tempo, as atividades de determinado exercício. Com o amadurecimento institucional, teremos o planejamento para 2018 finalizado antes do início da execução das ações. Com a análise crítica de resultados e indicadores que temos implementado, isso permitirá mais inteligência estratégica para tomada de decisões”, disse.

Ainda segundo Simão, no segundo semestre deste ano será iniciado o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2019 – 2023 e o mapeamento dos processos operacionais para elaboração de manuais de gestão.

Orçamento – Outro assunto abordado pelo reitor com servidores e estudantes foi o orçamento do IFMS e as perspectivas de fontes alternativas de recursos que não dependam diretamente do Governo Federal, que tem sinalizado com cortes em investimento e custeio.

“Há uma limitação orçamentária em todo o país, em todos os setores. Nós temos honrado nossos compromissos e trabalhado para a criação de uma Fundação de Apoio, estrutura jurídica que permite a captação de recursos de outras fontes para a instituição”, explicou.

Durante o encontro com representantes de turmas e do diretório acadêmico, Simão afirmou ainda que os projetos de cobertura da quadra poliesportiva e da construção do barracão para as máquinas agrícolas do campus estão prontos para serem executados, dependendo apenas de liberação orçamentária.

“Além desses projetos fundamentais, estamos na iminência de recebermos uma área experimental para atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão. A administração dessa área, entretanto, também vai depender de ajustes orçamentários”, ressaltou.

Reuniões setoriais – A programação da Reitoria Itinerante incluiu ainda reuniões de trabalho entre os representantes de cada pró-reitoria e diretoria sistêmica com os respectivos setores responsáveis pela operacionalização das ações no campus. No total, foram cerca de seis horas de diálogos e encaminhamentos.

Participaram os pró-reitores de Administração, José Jorge Garcia; de Ensino, Delmir Felipe; de Extensão, Airton Vinholi; de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka; de Desenvolvimento Institucional, Daniela Amaro; além do diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, Wiliam Dias, e de representantes da Diretoria de Gestão de Pessoas.

Executivo municipal – O reitor e o diretor-geral do campus, Marcos Vilhanueva, receberam o prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo. Entre as pautas da reunião estiveram a possibilidade da construção de uma rotatória em frente ao IFMS, localizado na Rodovia BR-463, e de implantação do Parque Tecnológico Internacional (PTIN).

Antes de retornarem à capital, os dirigentes do IFMS estiveram ainda no Campus Dourados para encontro com representantes dos executivos municipais de Itaporã, Maracaju e Deodápolis. Os gestores assinaram termos de acordo de cooperação com a instituição, visando a implantação de polos para oferta de cursos na modalidade a distância.

Reitoria Itinerante – A ação tem a proposta de promover a integração entre os dirigentes da reitoria, dos campi e a comunidade do IFMS, e pretende aperfeiçoar as atividades desenvolvidas e, com isso, melhorar os resultados acadêmicos e institucionais.

Este ano, foram visitados os campi JardimNaviraíNova Andradina e Três Lagoas. A próxima unidade a ser visitada é a Corumbá, nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25.