Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus promove ação de conscientização sobre o câncer

Nova Andradina

Campus promove ação de conscientização sobre o câncer

A campanha de conscientização sobre doenças masculinas, em especial o câncer de próstata, o “Novembro Azul” é tema de atividades realizadas pelo Campus Nova Andradina.
publicado: 24/11/2016 15h43 última modificação: 18/07/2017 16h08

A campanha de conscientização sobre doenças masculinas, em especial o câncer de próstata, o “Novembro Azul” é tema de atividades realizadas pelo Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) durante a semana. Estão previstas visitas e palestras abertas à comunidade.

Nesta quinta-feira, 24, os estudantes dos cursos técnicos integrados do campus realizaram visitas à unidade local do Hospital de Câncer de Barretos. A atividade ocorreu nos períodos da manhã e da tarde, reunindo cerca de 70 alunos.

Nas visitas, os participantes, acompanhados de profissionais do hospital, assistiram a vídeos que contam a história da instituição, da unidade de Nova Andradina e de campanhas, como a voltada para o diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil.

Eles também conheceram a estrutura física e as instalações da unidade, além de receberem informações sobre os exames, os procedimentos utilizados na detecção de diversos tipos de câncer e os serviços prestados no hospital.

Atendimento – A unidade está em funcionamento em Nova Andradina desde maio. Como se trata de um serviço novo no município, a enfermeira do campus, Daniela Santi, explica que a visita tem como objetivo permitir que a comunidade acadêmica conheça melhor o hospital, já que o combate ao câncer é um dos alvos do “Novembro Azul”.

“Assim, eles podem entender o fluxo de atendimentos nos serviços de saúde do município para casos de câncer e compreender detalhes da realização de exames diagnósticos, como a rotina, periodicidade, faixa etária, riscos e benefícios”.

São informações importantes na detecção e tratamento da doença. “Os esclarecimentos proporcionam o melhor diagnóstico oportuno, bem como reduzem as impressões negativas que o serviço de saúde ou o que o câncer possam ter, que geram tabus e receios que retardam a procura das pessoas pelos serviços”, destacou a enfermeira.

O estudante do 2º período do curso técnico integrado em Agropecuária, Luiz Felipe Farias, esteve pela primeira vez no hospital. “Não conhecia a maior parte das formas de diagnóstico que foram apresentadas. São informações muito úteis, não apenas para nós, como também para nossos familiares e amigos”, afirmou.

“Além da conscientização, a visita faz com que saibamos que, caso aconteça algo conosco ou com pessoas próximas, podemos recorrer a esse tipo de serviço no nosso próprio município”, complementou.

A enfermeira da unidade, Stefany Taguchi, que acompanhou os estudantes, ressalta que as visitas são importantes para comunidade e também para o hospital. “Elas incentivam a conscientização e a prevenção, além de divulgar nosso trabalho, já que estamos em funcionamento no município há poucos meses”, apontou.

A unidade Nova Andradina do Hospital de Câncer de Barretos fica na Rodovia MS 134 (saída para Campo Grande). O horário de funcionamento é das 7h às 16h30. O telefone para contato é (67) 3449-0650.

Mais informações estão disponíveis na página do hospital.

Palestras – As atividades do “Novembro Azul” do Campus Nova Andradina seguem no próximo sábado, 26.

Serão realizadas duas palestras na Câmara Municipal, a partir das 7 horas, com o tema “Homem que se cuida não perde o melhor da vida”. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.

Serão abordadas a dependência química e o uso de drogas na adolescência, e a prevenção ao câncer de próstata. As palestras serão ministradas por Eduardo Portari, membro da comunidade terapêutica Esquadrão da Vida, e pelo médico Sandro Hoici, urologista da Prefeitura Municipal.

Os interessados podem entrar em contato com o campus pelo telefone (67) 3378-9510 ou pelo e-mail nova.andradina@ifms.edu.br

registrado em: , ,