Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus promove curso para professores da rede pública

Jardim

Campus promove curso para professores da rede pública

Com o objetivo de incentivar os professores das redes municipal e estadual de ensino a inscreverem projetos de estudantes nas Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS, o Campus Jardim promoveu um curso sobre Metodologia da Pesquisa.
publicado: 21/08/2017 14h43 última modificação: 21/08/2017 15h57
Professores do IFMS explicaram a metodologia para projetos de pesquisa - Foto: Campus Jardim

Professores do IFMS explicaram a metodologia para projetos de pesquisa - Foto: Campus Jardim

Com o objetivo de incentivar os professores das redes municipal e estadual de ensino a inscreverem projetos de estudantes nas Feiras de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, o Campus Jardim promoveu um curso sobre Metodologia da Pesquisa.

Realizado no sábado, 19, na sede do campus, o evento contou com a presença de 26 professores das escolas de Jardim e do município vizinho, Guia Lopes da Laguna.

O curso foi ministrado pelo professor de Geografia, Anderson Bem, que falou sobre diversos temas, incluindo a forma de elaborar um projeto de pesquisa e como utilizar os trabalhos para um melhor aprendizado dos estudantes em sala de aula.

“O curso serviu para incentivar os professores das escolas municipais para que eles possam trazer os projetos para a nossa feira. Eles saíram muito empolgados, pois mostramos que está à altura deles participar”, explicou Luciano Rodrigues Duarte, Coordenador de Pesquisa e Inovação do campus.

A equipe do campus ainda se colocou à disposição dos participantes para tirar dúvidas e colaborar na elaboração dos projetos. Todos os professores participantes receberão certificados.

“A pesquisa científica em si é muito dura. Não tiramos a rigidez por completo, mas mostramos como fazer uma pesquisa com um caráter mais simples, científico, dentro da escola. O trabalho foi produtivo. Os professores viram que é possível incentivar os estudantes a serem criativos e inovadores”, ressaltou Anderson.

Feiras do IFMS – As inscrições de trabalhos para as Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS, que serão realizadas em outubro em Jardim e mais nove municípios, foram prorrogadas até o dia 14 de setembro.

Podem participar estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, do ensino médio ou do técnico integrado de nível médio de escolas públicas ou privadas, além de egressos do técnico integrado do Instituto que tenham terminado seus cursos após novembro de 2016.

Cada projeto de pesquisa apresentado deve ter um orientador e, no máximo, três estudantes. Há possibilidade do trabalho ter ainda um co-orientador.

Estudantes de escolas localizadas em municípios onde não será realizada a Feira também podem participar. A inscrições, neste caso, deve ser feita de acordo com a área de abrangência de cada campus. A relação das cidades vinculadas a cada unidade do IFMS está disponível no edital de abertura.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo orientador do trabalho por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS.

Premiação – Serão premiados os três melhores trabalhos de nível médio ou técnico integrado de nível médio, de cada uma das cinco áreas do conhecimento propostas, além de projetos de nível fundamental.

Os melhores colocados nestas categorias serão credenciados para a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS), que será realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em novembro, na Capital.

Haverá ainda premiação para melhor pôster/banner; melhor maquete/protótipo; melhor apresentação oral; melhor relatório; melhor projeto na categoria nível médio/técnico.

Mais informações estão disponíveis na Página das Feiras, no endereço www.ifms.edu.br/semanact.

registrado em: ,