Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus promove evento voltado à cultura nerd

Nova Andradina

Campus promove evento voltado à cultura nerd

Atividades da segunda edição do “NerdIF” foram abertas à comunidade e ocorreram durante todo o sábado, 9.
por Cleyton Lutz publicado: 11/12/2017 11h09 última modificação: 12/12/2017 08h21
Exibir carrossel de imagens Torneio de xadrez foi uma das atividades do NerdIF

Torneio de xadrez foi uma das atividades do NerdIF

O Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou no último sábado, 9, a segunda edição do “NerdIF”, evento voltado à cultura nerd e aberto à toda a comunidade do município.

A palestra de abertura “O movimento maker no Brasil e no IFMS: os fazedores do futuro” foi ministrada pelo professor do Campus Dourados do Instituto, Evandro Luís Falleiros. No decorrer do NerdIF, foram organizadas salas temáticas sobre cinema, animes, jogos clássicos e RPG.

Outras atrações foram os campeonatos de jogos virtuais – como Counter Strike, Pro Evolution Soccer e Just Dance – e xadrez. Também foram promovidas rodas de conversa a respeito de bullying, jogos digitais, mercado de trabalho e robótica.

Um dos membros da comissão organizadora do NerdIF e estudante do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Alison Rocha, explica que o objetivo de evento foi valorizar a cultura nerd no meio acadêmico, proporcionando integração entre as comunidades estudantis da região.

“Nosso intuito foi expor aos alunos da instituição e à comunidade de Nova Andradina a cultura nerd e a evolução dela ao longo dos anos, abordando de maneira prática a concepção do movimento nerd por meio de espaços que valorizem a cultura, divulguem a arte, música, jogos eletrônicos e demais formas de entretenimento”,  explicou um dos membros da comissão organizadora do NerdIF, o estudante Alison Rocha.

“Nosso intuito foi expor aos alunos da instituição e à comunidade de Nova Andradina a cultura nerd e a evolução dela ao longo dos anos, abordando de maneira prática a concepção do movimento nerd por meio de espaços que valorizem a cultura, divulguem a arte, música, jogos eletrônicos e demais formas de entretenimento”.

As atividades foram encerradas com a apresentação da banda local Uncover. O evento foi realizado no campus local da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Competições – Os campeonatos de jogos virtuais e xadrez movimentaram os estudantes e a comunidade. No Counter Strike foram 20 equipes participantes, compostas por seis integrantes cada. Já o torneio de xadrez rápido reuniu 14 competidores.

“Em Nova Andradina temos poucos eventos abertos de xadrez, os que temos geralmente estão voltados à comunidade escolar. Dessa forma, procuramos organizar um torneio que reunisse os enxadristas de toda a região do Vale do Ivinhema, sem esquecer dos nossos estudantes”, destacou o organizador do torneio, o servidor do Campus Nova Andradina, Marco Aurélio Massilon.

Segundo ele, um dos objetivos da competição é incentivar a prática do xadrez. No campus, um projeto voltado ao jogo vem sendo desenvolvido com importantes ganhos para os estudantes participantes, tanto do ponto de vista da prática do xadrez quanto do desempenho escolar.

“Quem sabe possamos, por meio de iniciativas como essa, engatar vários eventos para movimentar o xadrez na região, incluindo-o no circuito estadual e abrindo novas possibilidades aos nossos estudantes”, finalizou.

registrado em: ,