Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus realiza atividade voltada à melhor idade

Dourados

Campus realiza atividade voltada à melhor idade

O “Trekking para a pessoa idosa” aconteceu no Centro Esportivo (Ceper) do bairro BNH II Plano. Participaram da atividade 60 idosos, que integram o Projeto Vida – Vivendo a Idade Desafiando o Amanhã.
publicado: 05/05/2017 10h56 última modificação: 22/06/2017 19h33

O Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promoveu na manhã de quarta-feira, 3, uma atividade de extensão voltada à melhor idade. O “Trekking para a pessoa idosa” aconteceu no Centro Esportivo (Ceper) do bairro BNH II Plano.

Participaram da atividade 60 idosos, que integram o Projeto Vida – Vivendo a Idade Desafiando o Amanhã, iniciativa que reúne pessoas a partir dos 45 anos para atividades físicas no Ceper.

O professor do Campus Dourados, Rafael Mendonça dos Santos, explica que a preparação para a prova incluiu visitas ao local de competição e sensibilização sobre o trekking, que consiste no ato de caminhar em trilhas naturais ou urbanas pré-determinadas.

“Visitamos várias vezes o local para conhecê-lo melhor e definir o percurso a ser realizado pelas equipes. Antes de iniciar a atividade, os idosos tiveram uma oficina, com apresentação do esporte, e receberam orientações para a realização da prova”, disse Rafael, responsável pela atividade.

Os participantes foram divididos em nove equipes, com membros desempenhando funções relativas a navegação, cálculo, contagem dos passos, registro de tempo e distância nos postos de controle. As equipes também utilizaram planilhas para o cumprimento do trajeto, que teve que ser realizado em 40 minutos.

Segundo Rafael, por ser  um esporte em que o importante não é a velocidade, e sim se manter no percurso correto e no tempo determinado, o trekking envolveu os participantes durante toda a atividade.

“Sentimos os idosos muito motivados para desempenhar as tarefas, como aprender a utilizar a bússola e encontrar os pontos de referência. A prova mexeu com eles, exigindo bastante da parte cognitiva, principalmente atenção e raciocino lógico”, avaliou.

A premiação está prevista para a próxima quarta-feira, 10.