Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Candidatos a membros de conselho podem se inscrever

Coepe

Candidatos a membros de conselho podem se inscrever

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão terá eleições para docentes, técnicos-administrativos de nível superior da classe E e estudantes de cursos técnicos e da graduação.
publicado: 18/05/2017 08h48 última modificação: 18/07/2017 14h24

Professores, técnicos-administrativos de nível superior da classe E e estudantes de cursos técnicos e da graduação podem se candidatar, a partir desta quinta-feira, 18, às vagas do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). A escolha dos membros será feita por meio de consulta à comunidade interna.

As candidaturas devem ser inscritas até o dia 25 de maio, na Central de Seleção, onde também está disponível o edital com todas as regras do processo eleitoral.

Não podem se inscrever membros da Comissão Eleitoral e/ou subcomissões, servidores afastados para capacitação, em licença sem vencimento ou com vencimento superior a 180 dias, que estejam à disposição de outros órgãos ou cedidos de outra instituição.

Ao todo, serão eleitos 14 membros para compor o Coepe. Dez professores irão representar diferentes áreas e eixos tecnológicos; dois técnicos-administrativos, sendo um representante dos pedagogos e outro dos psicólogos, técnicos em assuntos educacionais e assistentes sociais; e dois estudantes, um de curso técnico e outro da graduação.

Para cada titular, será eleito um suplente. O mandato será de dois anos, sendo permitida uma recondução para o período subsequente.

Cronograma – A previsão é que a lista dos candidatos inscritos seja divulgada no dia 26 de maio. A homologação está prevista para 2 de junho.

As candidaturas poderão ser divulgadas entre 5 e 21 de junho. A lista de eleitores aptos a votar será publicada no dia 14 de junho, na Central de Seleção.

A consulta está prevista para 22 de junho, das 9 às 20 horas, nos dez campi e na reitoria.

Tem direito à voto professores e servidores da classe E do quadro de pessoal ativo permanente; e estudantes dos cursos técnicos e de graduação, presenciais e a distância.

No 23 de junho, está previsto para ser divulgado o resultado preliminar da eleição. A divulgação do resultado final deverá ocorrer no dia 28.

O processo eleitoral é coordenado pela Comissão do Processo Eleitoral, e por subcomissões criadas nos campi e reitoria.

Coepe - Órgão colegiado especializado de caráter consultivo e normativo no que se refere a ensino, pesquisa e extensão. Suas recomendações serão encaminhadas ao Conselho Superior (Cosup) do IFMS para apreciação e homologação.

Regimento do Coepe, aprovado pela Resolução 072/2016, do Cosup, prevê que são atribuições do colegiado a recomendação de cursos, projetos pedagógicos, regulamentos, políticas de avaliação e calendários acadêmicos, entre outras.

Ao, todo o conselho será formado por 40 membros. Além dos 14 eleitos, outros 26 membros natos vão cumprir mandato durante o período em que ocuparem os cargos. São eles:

- pró-reitor de Ensino (presidência);
- pró-reitor de Extensão;
- pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação;
- pró-reitor de Desenvolvimento Institucional;
- pró-reitor de Administração;
- diretor do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância;
- diretores de Ensino dos campi;
- diretor de Pesquisa, Extensão e Relações Institucionais do Campus Campo Grande;
- diretor de Gestão de Moradia Estudantil;
- diretores de Educação Básica; Educação Superior; Gestão Acadêmica; Extensão; Relações Institucionais; Pesquisa; Empreendedorismo e Inovação; e Pós-graduação.