Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cerimônia abre disputas dos Jogos em Campo Grande

Jifco

Cerimônia abre disputas dos Jogos em Campo Grande

Abertura aconteceu na noite desta quarta-feira, 6, em Campo Grande. Competições em 11 modalidades iniciam no feriado da Independência e seguem até domingo, 10.
por Osvaldo Sato publicado: 07/09/2017 14h35 última modificação: 07/09/2017 14h36
Exibir carrossel de imagens Foto: Alessandro Riquelme Bandeira de Campo Grande, cidade que sedia o Jifco pela primeira vez.

Bandeira de Campo Grande, cidade que sedia o Jifco pela primeira vez.

Os Jogos dos Institutos Federais - etapa Centro-oeste (Jifco) foram oficialmente abertos na noite desta quarta-feira, 6, em cerimônia realizada no Golden Class, em Campo Grande. Esta é a primeira vez que o Instituto Federal de Mato do Sul realiza a etapa regional dos Jogos, sediando-a na capital do estado, Campo Grande.

A cerimônia de abertura reuniu todas as delegações participantes da competição, integrando todos os institutos federais da região: IFMS, IFMT (Mato Grosso), IFGoiano e IFG (ambos de Goiás) e IFB (Brasília).

O reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, destacou a presença de todos os institutos federais da região. “A presença de estudantes e servidores de todos os estados da região Centro-oeste mostra o tamanho e potencial da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica”, destacou.

“Os Jogos são oportunidades não apenas para a competição, mas para a confraternização e, principalmente, o desenvolvimento humano e social de nossos estudantes”, frisou o reitor.

Os mais de 700 atletas presentes participaram dos tradicionais desfiles, juramento e acendimento do fogo olímpico, apresentado em representação gráfica, considerando o ambiente fechado do evento.

A atleta do Campus Campo Grande, Zara Hiraoka Marks, foi a juramentista da abertura do Jifco. Ela destacou a grande expectativa com o início das competições. “Como vamos competir em casa, conhecemos os locais de prova, existe uma expectativa para termos bons resultados, por isso treinamos bastante”, destacou a atleta, que irá representar o IFMS no futsal e atletismo, nas provas de 400 metros, revezamento 4x400 metros e salto em altura.

A cerimônia de abertura contou ainda com apresentações de ginástica artística, dança e do Coral do IFMS - Campus Campo Grande, composto por servidores e estudantes do campus, e a estreia do Coral IFMS - Reitoria, composto por servidores. Todas as apresentações animaram a plateia e arrancaram muitos aplausos dos mias de 700 estudantes presentes.

Vindos de outros dois estados e do Distrito Federal, os atletas querem aproveitar ao máximo a experiência de estarem reunidos neste evento que reúne estudantes de toda a rede federal.

É o caso de Daniel de Lima Sá, estudante do curso técnico em secretariado no Instituto Federal de Brasília (IFB). “Sei que o nível dos atletas é alto, me preparei bastante e também tenho expectativa de fazer amigos e conhecer um pouco da cidade, disse o atleta que competirá na prova dos 5 mil metros.

O aluno está se formando neste ano e conta que o instituto federal proporcionou diferentes experiências na sua vida. “Estudar em tempo integral foi um grande desafio, mas posso perceber a qualidade do ensino do instituto federal, que ainda possibilita nossa participação em diversos eventos, para formação em nossa área e também os Jogos, que estou participando já no segundo ano”, contou Daniel.

Os atletas e equipes campeãs ganham o direito de representar a região na etapa nacional dos Jogos, que serão realizados em outubro, em Poços de Caldas-MG. As vagas são desejo de todos os atletas inscritos na competição, como para Lucas Aguena Marcos Costa, aluno do curso técnico em informática do Campus Campo Grande.

“Com a experiência de ter ido a etapa nacional no ano passado, sabia que deveria me preparar ainda mais neste ano, para sermos campeões e ganharmos a vaga", disse o atleta, que foi o responsável pelo acendimento da pira olímpica na cerimônia de abertura.

A etapa nacional será realizada pelo Instituto Federal de Sul de Minas (IFSuldeminas) em Poços de Caldas. Na segunda-feira, 4, o reitor do Instituto Federal de Goiás, Jerônimo Rodrigues da Silva, realizou uma visita técnica aos locais de competição na cidade do interior mineiro.

Ele destacou a importância dos Jogos, que começam nas etapas locais, passam pelas regionais e chegam à nacional. “Cada realização de Jogos demonstram o fortalecimento da rede e nossos alunos ganham essa possibilidade de conhecer outras cidades, competir em alto nível e conhecer novos amigos, neste que é um dos maiores eventos de nossa rede”, afirmou o reitor.

A opinião é compartilhada pelo reitor do IFMT, Willian de Paula. “Apesar da crise enfrentada, todos os institutos estão presentes, demonstrando a importância dada não apenas ao evento,mas ao nosso alunado e toda expectativa que eles tem nos Jogos; viemos com 168 atletas, resultado de um trabalho de equipe que envolveu toda nossa comunidade escolar e estamos com grandes expectativas nas competições e prestigiando nosso instituto anfitrião, disse o reitor.

Programação - Os Jogos serão realizados de 7 a 10 de setembro. Serão disputadas 11 modalidades esportivas, sendo nove olímpicas (atletismo, basquetebol, handebol, judô, natação, futebol, voleibol, vôlei de praia e tênis de mesa) e duas não-olímpicas (futsal e xadrez).

As disputas serão abertas na manhã da quinta-feira, 7, com as modalidades de futebol, vôlei de praia, xadrez e judô, nas dependências da Cidade Universitária da UFMS. Também pela manhã, os jogos de basquete serão no Centro de Treinamento Esportivo "Osmar Coco" e os de handebol na Unigran - Capital.

No período da tarde, à partir das 13 horas, terão início as disputas do voleibol, também na UFMS; e do futsal, no Colégio Status.

Na sexta-feira, 8, seguem os jogos nas modalidades iniciadas, com exceção ao judô, e começam as partidas do tênis de mesa, às 8 horas.

No sábado, 9, será realizada toda a programação de provas do atletismo, no Centro Olímpico da Vila Nasser; e da natação, no Centro de Treinamento Esportivo "Osmar Coco". Nesta mesma data, seguem ainda as disputas do futsal, futebol, voleibol, tênis de mesa e xadrez.

No domingo, 10, à partir das 8 horas, serão disputadas as partidas finais das competições de voleibol, vôlei de praia, handebol, futsal e basquetebol. A cerimônia de encerramento está prevista para as 11 horas, ​no Rádio Clube Campo, localizado no Jardim Morumbi.

Confira a programação completa em: http://jogos.ifms.edu.br/