Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Coxim recebe gestores da reitoria

Reitoria Itinerante

Campus Coxim recebe gestores da reitoria

Na reunião com os gestores do campus, o reitor reforçou a importância do planejamento estratégico organizacional para a melhoria dos processos internos.
publicado: 23/06/2017 11h42 última modificação: 18/08/2017 14h50

A Reitoria Itinerante, ação que busca aprimorar o diálogo entre a reitoria e os campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), esteve no Campus Coxim nos dias 20 e 21 de junho. O reitor Luiz Simão Staszczak e representantes das pró-reitorias e diretorias sistêmicas se reuniram com gestores, servidores e estudantes da unidade.

“Nossos gestores precisam fazer a gestão do conhecimento, ou seja, ter a compreensão de que o planejamento estratégico melhora a governança, minimiza os riscos e garante o controle dos processos. E é de extrema importância que esses processos sejam mapeados, para que futuramente nós tenhamos os manuais de gestão do IFMS”, explicou Staszczak.

No encontro com professores e técnicos-administrativos, foram abordados temas como climatização do campus, registro do ponto eletrônico e carga horária docente, assunto que está sendo tratado pela Comissão das Diretrizes do Ensino, Pesquisa e Extensão.

Ao Grêmio Estudantil, o reitor falou sobre as consequências das restrições orçamentárias para a expansão dos campi, o que em Coxim inclui a cobertura da quadra poliesportiva e a construção do bloco do curso de Engenharia da Pesca.

Durante os dois dias de visita, os representantes das pró-reitorias e diretorias sistêmicas participaram de reuniões setoriais com os gestores das respectivas áreas para o alinhamento de demandas e processos.

Outras atividades – Durante a Reitoria Itinerante, o reitor do IFMS e o prefeito de Coxim, Aluízio São José, assinaram um acordo de cooperação técnica para a oferta do curso de qualificação profissional em Operador de Computador.

No encontro, discutiu-se a importância da implantação de uma política de tecnologia e inovação em Coxim, município considerado polo educacional da região Norte do Estado.

“Seria interessante que se criasse um grupo de trabalho formado por todas as instituições interessadas, a fim de sabermos quais as necessidades para a criação de uma lei municipal de inovação para Coxim”, comentou Staszczak.

“Unir esforços é de extrema importância e, nesse sentido, poderíamos pensar na criação de uma fundação ou de uma organização que ficaria à frente da implementação da política de tecnologia e inovação do município”, complementou o prefeito.

O assunto também foi discutido em uma reunião onde estavam presentes, além do reitor do IFMS, os secretários municipais de Educação e Desenvolvimento, o presidente da Câmara Municipal de Coxim e os diretores dos campi das universidades Federal e Estadual de Mato Grosso do Sul (UFMS e UEMS).

Diplomação – Na noite de terça-feira, 20, o reitor presidiu a cerimônia de diplomação de 88 estudantes dos cursos técnicos subsequentes em Administração, Serviços Públicos e Agente Comunitário de Saúde, e de uma estudante do técnico integrado em Alimentos.

Familiares e amigos dos formandos lotaram o salão paroquial da Igreja Matriz de Coxim.

Reitoria Itinerante – A ação pretende aperfeiçoar as atividades desenvolvidas e, consequentemente, melhorar os resultados acadêmicos e institucionais.

Este ano, foram visitados os campi Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas e Corumbá. O próximo a receber a ação é Aquidauana, nos dias 16 e 17 de agosto.