Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão realiza primeira reunião de 2018

Coepe

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão realiza primeira reunião de 2018

Formado por pró-reitores, diretores e representantes de docentes, técnicos e estudantes, colegiado tem atribuição de recomendar cursos, projetos pedagógicos, regulamentos, entre outros processos.
por Osvaldo Sato publicado: 28/02/2018 10h00 última modificação: 28/02/2018 11h14
IFMS
Exibir carrossel de imagens Conselho é presidido pelo pró-reitor de Ensino, Delmir Felipe

Conselho é presidido pelo pró-reitor de Ensino, Delmir Felipe

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou nessa terça-feira, 27, na reitoria, a primeira reunião ordinária do ano. O colegiado é formado por membros natos, pró-reitores e diretores, além de docentes, técnicos-administrativos e estudantes eleitos.

Esta foi a terceira reunião ordinária do Coepe desde sua formação e a primeira realizada presencialmente. Para o presidente do Conselho e pró-reitor de Ensino, Delmir Felipe, um marco importante para o IFMS.

"Neste auditório, estão servidores que representam todos os que fazem nossa instituição ser o que é, imbuídos de contribuir com o desenvolvimento do Estado e a missão do IFMS, que é a de promover a educação por excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão", destacou.

Convidada para a abertura da reunião, a procuradora-chefe do IFMS, Marta Barros Refundini, destacou as responsabilidades dos membros do Coepe e aspectos que devem ser considerados na discussão e análise dos processos. "O interesse público deve ser norteador de toda a atuação dos conselheiros", afirmou.

O professor do Campus Corumbá, André da Mata Silva, entende que o Coepe amplia a participação de servidores e estudantes na apresentação e discussão dos principais temas referentes à instituição.

"Este espaço possui a representação de todos os segmentos do IFMS, o que possibilita que os anseios da comunidade interna sejam considerados, e o que leva ao aperfeiçoamento do processo democrático e à qualidade na tomada de decisões", afirmou.

As demais reuniões ordinárias do Coepe, este ano, estão agendadas para 22 de maio, 21 de agosto e 6 de novembro.

Pauta - Dos sete processos analisados, dois foram recomendados para o Conselho Superior (Cosup): o Programa Família Acolhedora do IFMS e as Diretrizes para Abertura e Alteração dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

O Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Administração na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), do Campus Dourados, será apreciado pelo Coepe posteriormente, após adequações no texto.

Os demais processos serão analisados em reunião extraordinária, em data a ser agendada. São eles: os projetos pedagógicos dos cursos de qualificação profissional em Assistente de Produção Cultural (Corumbá); Libras (Campo Grande), Agricultor Orgânico (Nova Andradina); e a alteração do projeto pedagógico do curso de qualificação profissional em Auxiliar Administrativo para Assistente Administrativo (Dourados).

"Este espaço possui a representação de todos os segmentos do IFMS, o que possibilita que os anseios da comunidade interna sejam considerados, e o que leva ao aperfeiçoamento do processo democrático e à qualidade na tomada de decisões", afirmou o professor André da Mata Silva, conselheiro do Coepe.

Câmaras Setoriais - Na reunião dessa terça-feira, foram apresentados ainda os nomes dos componentes das câmaras setoriais do Coepe.

"As câmaras setoriais estão sendo formadas por conselheiros que possuem afinidade ou atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, o que deverá aprimorar a discussão sobre os temas e dar agilidade para as resoluções do colegiado", destacou o presidente do Coepe.

Trâmite - Com a instalação dos conselhos especializados do IFMS - Coepe e Conselho de Administração e Desenvolvimento Institucional (Coadi) - os processos serão analisados de acordo com o assunto em questão.

"A Diretoria Executiva fará uma análise inicial para destinação dos processos, considerando que há aqueles que iniciarão o trâmite no Conselho de Administração e Desenvolvimento Institucional, quando este for instalado, no Coepe, ou diretamente no Colégio de Dirigentes da instituição", explicou Delmir.

Os membros do Coepe irão apreciar todos os processos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão, como projetos pedagógicos de curso, regulamentos, calendários, diretrizes e normas para os cursos, entre outros.

Coepe - De caráter consultivo e normativo, o órgão colegiado especializado é formado por 40 membros. São 14 eleitos e outros 26 natos, ocupando as vagas devido às funções que desempenham, como por exemplo, pró-reitores e diretores.

O Regimento Interno traz informações sobre a formação, as competências e o funcionamento do Conselho.

Saiba mais sobre o colegiado na página do Coepe.