Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho de Reitores de Mato Grosso do Sul planeja ações para 2018

Crie-MS

Conselho de Reitores de Mato Grosso do Sul planeja ações para 2018

Reitores e pró-reitores das seis instituições de ensino superior que compõem o Conselho participaram da reunião na última segunda-feira, 16, para planejarem as ações do ano que vem.
por Osvaldo Sato publicado: 18/10/2017 09h04 última modificação: 18/10/2017 10h04
IFMS
Osvaldo Sato Conselho é formado por reitores de seis instituições públicas e privadas de MS

Conselho é formado por reitores de seis instituições públicas e privadas de MS

O Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS), formado por dirigentes de seis instituições públicas e privadas do Estado, realizou na última segunda-feira, 16, uma reunião para traçar as diretrizes do planejamento das ações para 2018.

O encontro ocorreu na sede da Uniderp, em Campo Grande, e contou com a participação dos reitores e pró-reitores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da anfitriã, Uniderp.

O IFMS foi representado pelo reitor em exercício, Delmir Felipe, em substituição ao reitor Luiz Simão Staszczak, que nesta semana cumpre agenda em Portugal.

"Tivemos discussões sobre programas e ações estruturantes no campo da inovação, ciência e tecnologia em nosso Estado e sobre o planejamento de nosso próximo encontro, no final do ano", comentou Fábio Edir, presidente do Crie-MS.

Para o presidente do Conselho e reitor da UEMS, Fabio Edir, a reunião foi positiva. "Fizemos um relato sobre a Rota de Integração Latino-Americana, considerando que na próxima semana teremos um seminário específico sobre o tema na UEMS e na UCBD, com a participação de instituições de ensino brasileiras, argentinas, paraguaias e chilenas", comentou.

"Tivemos ainda discussões sobre programas e ações estruturantes no campo da inovação, ciência e tecnologia em nosso Estado e sobre o planejamento de nosso próximo encontro, no final do ano", completou.

A próxima reunião do Crie-MS foi agendada para o dia 11 de dezembro, em Dourados, na sede da UFGD.

Grupos de Trabalho - Também se reuniram, na ocasião, os pró-reitores que compõe os quatro grupos de trabalho que integram os eixos de atuação do Conselho: Internacionalização e Mobilidade Acadêmica; Extensão, Turismo e Cultura; Excelência na Educação Básica e Superior; e Comunicação Científica.

Os pró-reitores debateram objetivos e estratégias para as ações a serem desenvolvidas ainda neste ano e em 2018 e, em seguida, apresentaram as demandas aos reitores que, a partir das propostas, irão elaborar o planejamento do Conselho.

Durante as reuniões setoriais, os pró-reitores também escolheram entre seus pares os coordenadores de cada grupo de trabalho. O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS, Marco Naka, estará à frente do grupo que trata do eixo Internacionalização e Mobilidade Acadêmica, englobando os temas de inovação, ciência e tecnologia.

As pró-reitorias do IFMS estiveram ainda representadas pela diretora-executiva da Pró-reitoria de Extensão (Proex), Ana Gabriela Ferreira; pela diretora-executiva da Pró-reitoria de Ensino (Proen), Tânia Brizueña; e pelo diretor de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), Angelo Lourenço.

O reitor em exercício do IFMS, Delmir Felipe, explica como o Conselho irá conduzir o planejamento para 2018. "Os grupos de trabalho vão se encontrar novamente para sistematizar o planejamento construído nesta reunião e a coordenação de cada GT apresentará o documento no próximo encontro do Conselho", informou.

Crie-MS - O Conselho tem como objetivo fortalecer a educação superior e possibilitar que o conhecimento produzido nas instituições contribua de forma mais efetiva para o desenvolvimento do Estado.

A primeira reunião foi realizada em janeiro deste ano. Em julho, o Crie-MS elegeu a primeira diretoria e, em agosto, o Conselho foi oficialmente instituído. A solenidade foi realizada na Assembleia Legislativa, em Campo Grande, e contou com a presença do governador, Reinaldo Azambuja, e do ministro da Educação, Mendonça Filho.

registrado em: ,