Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho de Reitores de MS defende manutenção de orçamento da Capes

Crie-MS

Conselho de Reitores de MS defende manutenção de orçamento da Capes

Dirigentes do IFMS, UFMS, UEMS, UFGD, UCDB e Anhanguera-Uniderp emitiram nota manifestando preocupação com possibilidade de redução dos recursos do órgão.
por Vinicius Vieira publicado: 06/08/2018 08h20 última modificação: 06/08/2018 08h20

Dirigentes que integram o Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior (CRIE) do Mato Grosso do Sul se manifestaram, neste fim de semana, sobre o possível corte no orçamento para 2019 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Em nota oficial, os reitores do IFMS, UFMS, UEMS, UCDB, UFGD e Anhanguera-Unidep reafirmam a necessidade de preservação dos recursos destinados à pasta, sob o risco de que sejam prejudicados o avanço e a interiorização da ciência em todo o país, cuja principal base de fortalecimento é a Capes, por meio do apoio ao sistema brasileiro de pós-graduação.

Ainda segundo a nota, o CRIE alerta para a necessidade imediata de reversão do quadro com a recomposição orçamentária estipulada em Lei que, caso não se concretize, representará um grande retrocesso no Ensino Superior do país.

Confira abaixo, na íntegra, a nota emitida pelo CRIE-MS: 

_____________

NOTA DE APOIO À MANUTENÇÃO DO ORÇAMENTO DA CAPES

Os reitores das Universidades e Instituto Federal que compõem o Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) vêm a público manifestar apoio irrestrito ao Conselho Superior da Capes, bem como ao seu presidente Abílio Baeta Neves, em sua reinvindicação em defesa do orçamento do Órgão.

O Ofício 245/2018-GAB/PR/Capes, assinado por Baeta Neves, solicita ação urgente do Excelentíssimo Senhor Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, em favor da recomposição orçamentária estipulada em lei. Caso a referida recomposição não se concretize, este Conselho alerta para o risco concreto de que mais de 450 mil discentes, pesquisadores, professores, tutores, assistentes e coordenadores, que atuam em diversos programas mantidos pela Capes, sejam diretamente prejudicados, além de provocar danos imensuráveis à Ciência brasileira e, consequentemente, à população do País.

O CRIE-MS avalia que o momento é grave, considerando que a Capes tem sido a principal base de fortalecimento do sistema de pós-graduação brasileiro, contribuindo diretamente para o avanço e interiorização da ciência em todo o País. Nesse sentido o Conselho avalia que medidas imediatas devem ser tomadas para reverter este quadro, sob pena de testemunharmos um grande retrocesso no Ensino Superior e na ciência brasileira.

Nesse cenário, o CRIE-MS reforça o apoio à corajosa manifestação do Conselho Superior da Capes e se soma às centenas de manifestações que estão ocorrendo em todo o país.

Fábio Edir dos Santos Costa
Presidente do CRIE-MS e Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Pe. Ricardo Carlos
Vice-presidente do CRIE-MS e Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Marcelo Augusto Santos Turine
Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Liane Maria Calarge
Reitora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Luiz Simão Staszczak
Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Taner Douglas Alves Bitencourt
Reitor da Universidade Anhanguera-Uniderp