Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho de Reitores de MS defende manutenção de orçamento da Capes

Crie-MS

Conselho de Reitores de MS defende manutenção de orçamento da Capes

Dirigentes do IFMS, UFMS, UEMS, UFGD, UCDB e Anhanguera-Uniderp emitiram nota manifestando preocupação com possibilidade de redução dos recursos do órgão.
por Vinicius Vieira publicado: 06/08/2018 08h20 última modificação: 06/08/2018 08h20

Dirigentes que integram o Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior (CRIE) do Mato Grosso do Sul se manifestaram, neste fim de semana, sobre o possível corte no orçamento para 2019 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Em nota oficial, os reitores do IFMS, UFMS, UEMS, UCDB, UFGD e Anhanguera-Unidep reafirmam a necessidade de preservação dos recursos destinados à pasta, sob o risco de que sejam prejudicados o avanço e a interiorização da ciência em todo o país, cuja principal base de fortalecimento é a Capes, por meio do apoio ao sistema brasileiro de pós-graduação.

Ainda segundo a nota, o CRIE alerta para a necessidade imediata de reversão do quadro com a recomposição orçamentária estipulada em Lei que, caso não se concretize, representará um grande retrocesso no Ensino Superior do país.

Confira abaixo, na íntegra, a nota emitida pelo CRIE-MS:

_____________

NOTA DE APOIO À MANUTENÇÃO DO ORÇAMENTO DA CAPES

Os reitores das Universidades e Instituto Federal que compõem o Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) vêm a público manifestar apoio irrestrito ao Conselho Superior da Capes, bem como ao seu presidente Abílio Baeta Neves, em sua reinvindicação em defesa do orçamento do Órgão.

O Ofício 245/2018-GAB/PR/Capes, assinado por Baeta Neves, solicita ação urgente do Excelentíssimo Senhor Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, em favor da recomposição orçamentária estipulada em lei. Caso a referida recomposição não se concretize, este Conselho alerta para o risco concreto de que mais de 450 mil discentes, pesquisadores, professores, tutores, assistentes e coordenadores, que atuam em diversos programas mantidos pela Capes, sejam diretamente prejudicados, além de provocar danos imensuráveis à Ciência brasileira e, consequentemente, à população do País.

O CRIE-MS avalia que o momento é grave, considerando que a Capes tem sido a principal base de fortalecimento do sistema de pós-graduação brasileiro, contribuindo diretamente para o avanço e interiorização da ciência em todo o País. Nesse sentido o Conselho avalia que medidas imediatas devem ser tomadas para reverter este quadro, sob pena de testemunharmos um grande retrocesso no Ensino Superior e na ciência brasileira.

Nesse cenário, o CRIE-MS reforça o apoio à corajosa manifestação do Conselho Superior da Capes e se soma às centenas de manifestações que estão ocorrendo em todo o país.

Fábio Edir dos Santos Costa
Presidente do CRIE-MS e Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Pe. Ricardo Carlos
Vice-presidente do CRIE-MS e Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)