Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso para professores da rede pública aborda estratégias de ensino

Campo Grande

Curso para professores da rede pública aborda estratégias de ensino

IFMS oferta 40 vagas em curso de extensão na capital. Inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro.
por Osvaldo Sato publicado: 18/02/2019 17h12 última modificação: 19/02/2019 08h06

O Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas para o curso gratuito de extensão “Estratégias de Ensino e Aprendizagem”, que tem como público-alvo professores da rede pública de ensino. São ofertadas 40 vagas.

Os interessados devem se inscrever pelo formulário online até 28 de fevereiro.

Segundo a coordenadora do curso, professora Gisela Suppo, o objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade das aulas desenvolvidas pelos professores participantes. Esta será a terceira turma do curso.

“O formato do curso é semipresencial, onde o participante terá quatro encontros presenciais e as demais atividades serão desenvolvidas a distância por meio de plataforma online”, explicou a coordenadora Gisela Suppo.

“Sabemos da dificuldade dos professores em encontrarem tempo para a realização de cursos de aperfeiçoamento, por isso propusemos um formato semipresencial, onde o participante terá quatro encontros presenciais no campus e as demais atividades serão desenvolvidas a distância por meio de plataforma online”, explicou.

Curso - Tem início no dia 9 de março, com uma aula inaugural presencial, na qual também realizada a ambientação na plataforma online utilizada.

Cada encontro presencial marca o encerramento do conteúdo administrado no respectivo módulo. Os temas que serão abordados são:

Módulo 1: As técnicas de ensino e suas diferentes possibilidades de aplicação;
Módulo 2: O planejamento de ensino como ferramenta do trabalho docente;
Módulo 3: A gamificação em sala de aula;
Módulo 4: Os desafios da produção de textos científicos.

“Na primeira oferta do curso, em 2018, tivemos temas mais ligados aos recursos de ensino e aprendizagem aplicáveis diretamente em sala de aula, mas, ao final de cada turma, aplicamos questionários de avaliação nos quais perguntamos quais seriam os temas de interesse dos participantes, o que nos conduziu a escolha de novos temas”, explicou Gisela.

Serviço - O curso de extensão ocorre de 9 de março a 6 de julho.

Os encontros presenciais ocorrem aos sábados, no período matutino, na sede do Campus Campo Grande, localizado na Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio.

Para concluir o curso e receber o certificado de 40 horas, o participante deve ter alcançado nota igual ou superior a sete em cada módulo, além de ter frequência mínima de 75% nos encontros presenciais.

Para mais informações, o contato pode ser feito diretamente com a coordenadora do curso, por meio do e-mail gisela.suppo@ifms.edu.br.

Atividade/Módulo Período Encontro Presencial
Aula Inaugural - 09/03/19