Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos de Agronomia recebem nota 4 em avaliação do MEC

Cursos de Agronomia recebem nota 4 em avaliação do MEC

Bacharelado, ofertado nos campi Nova Andradina e Ponta Porã do IFMS, foi avaliado no mês passado. Conceito é considerado muito bom.
por Laura Silveira publicado: 10/04/2019 09h39 última modificação: 10/04/2019 09h43
IFMS Bacharelado é oferecido nos campi Nova Andradina e Ponta Porã

Bacharelado é oferecido nos campi Nova Andradina e Ponta Porã

O bacharelado em Agronomia ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Nova Andradina e Ponta Porã obteve o conceito 4, em uma escala que vai de 1 a 5, em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

A nota é considerada muito boa, de acordo com o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

"O conceito final traduz o nível de qualidade do curso, a partir da proposta expressa no projeto pedagógico, do nível do corpo docente e da infraestrutura utilizada", ressaltou a diretora de Graduação do IFMS, Giane Silva.

"O conceito final traduz o nível de qualidade do curso, a partir da proposta pedagógica expressa no PPC [projeto pedagógico], do nível do corpo docente e da infraestrutura utilizada para atender o processo formativo, e também contribui para o aprimoramento  do trabalho de formação dos futuros profissionais licenciados, tecnólogos e bacharéis", ressaltou a diretora de Graduação do IFMS, Giane Silva.

Os avaliadores estiveram no Campus Ponta Porã nos dias 14 e 15 de março, e no Campus Nova Andradina nos dias 21 e 22. Foram analisadas três dimensões, utilizadas em todas avaliações de curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura.

Além do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), dos Projetos Pedagógicos do Cursos de Nova Andradina e Ponta Porã, e do Relatório de Autoavaliação Institucional, os avaliadores também analisaram todos os documentos relativos à graduação do IFMS, como diretrizes, regimentos e regulamentos.

Entre os itens avaliados que obtiveram nota máxima (5) nos dois campi estão:

• objetivos do curso;
  • perfil do egresso;
  • metodologia;
  • Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem;
  • Núcleo Docente Estruturante (NDE);
  • corpo docente e regime de trabalho;
  • espaços para docentes e coordenadores dos cursos;
  • acesso a equipamentos de informática.

Mudanças - Publicado em outubro de 2017, o novo Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação modificou alguns pontos da avaliação para reconhecimento de cursos, como o peso dado para cada uma das três dimensões avaliadas.

Com as alterações no Instrumento também ficou definido que o PPC deve atender aos arranjos produtivos locais, ou seja, às demandas da região onde o curso é ofertado. Além disso, passam a ser avaliados os tutores das unidades curriculares oferecidas a distância e os acervos digitais para bibliografia básica e complementar.

"A avaliação é um processo formativo e pedagógico para os cursos de graduação. O resultado é um feedback das ações realizadas e dos processos de melhoria que precisam ser implantados e/ou otimizados", apontou a diretora.

Demais cursos - Os cursos de graduação do IFMS começaram a ser avaliados no ano de 2014. Até o momento, sete cursos, incluindo Agronomia, já receberam os avaliadores do MEC.

Como os cursos são ofertados em mais de um campus da instituição, o total de avaliações chega a 14. Dessas, 12 receberam conceito 4, e outras duas obtiveram nota 3, considerada suficiente pelo MEC.

As notas e mais informações sobre o assunto podem ser conferidas na página de Avaliação de Cursos de Graduação do IFMS.

Graduação do IFMS - Dados de março do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) indicam que o IFMS tem 10.652 estudantes matriculados em diferentes modalidades de ensino.

Desse total, 2.770 são de cursos superiores de tecnologia, bacharelado e licenciatura. Mais informações estão disponíveis no Guia de Cursos do IFMS.

As vagas na graduação são ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para candidatos que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também há oferta por meio de outros processos seletivos, como o de vagas remanescentes para portadores de diploma e transferências externa e interna.