Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Definidos eixos de atuação do Conselho de Reitores do MS

Integração

Definidos eixos de atuação do Conselho de Reitores do MS

Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior do Estado realizou sua segunda reunião, na sede da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande.
publicado: 09/05/2017 09h26 última modificação: 18/07/2017 14h52
Exibir carrossel de imagens Segunda reunião do colegiado foi realizada nessa segunda-feira, 8 - Foto: Ascom/IFMS

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Simão Staszczak, participou nessa segunda-feira, 8, da 2ª reunião do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior do Estado. O encontro foi realizado na sede da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande.

O grupo, formado por seis dirigentes máximos de instituições públicas e privadas, definiu a criação de quatro Grupos de Trabalhos, que irão propor estudos e iniciativas relacionados à Internacionalização e Mobilidade Acadêmica; Turismo e Cultura; Ciência, Tecnologia e Inovação e Excelência na Educação Básica e Superior.

Durante o encontro, foi analisada a minuta do regimento do colegiado e definido o calendário de reuniões ordinárias, que serão realizadas trimestralmente.

“A formalização do Conselho e o cronograma de trabalho irá permitir discussões mais estruturadas sobre os quatro principais eixos de atuação definidos no escopo desta iniciativa pioneira”, avaliou Luiz Simão.

A previsão é que a primeira reunião dos GTs, formados pelos pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão das instituições, seja realizada no dia 12 de junho.

Mapa de Cursos – O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine, apresentou levantamento sobre a educação superior no Estado, feito com base nos dados do censo escolar 2015 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“A partir da análise destes indicadores, podemos começar a trabalhar para evitar o sombreamento e a concorrência entre as instituições na abertura de novos cursos nos municípios e regiões do Estado”, explicou.

Foram apresentados dados como o número de matrículas na graduação das seis instituições que compõem o grupo – IFMS, UFMS, UEMS, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Uniderp -, além da oferta de novas vagas e a relação completa de cursos de graduação por município e instituição.

“Nossa preocupação é que, em algumas regiões, as vagas oferecidas pelas instituições deste Conselho superam a quantidade de estudantes que saem do ensino médio. Há casos também em que há ofertas semelhantes para a mesma população”, avaliou o reitor da UEMS, Fabio Edir.

O reitor do IFMS lembra que o mesmo cenário é encontrado na educação básica, ou seja, na transição entre o ensino fundamental e o médio.

“O que temos observado é que este raciocínio se aplica também a partir da análise dos alunos que concluem o ensino fundamental e a quantidade de vagas oferecidas pelo ensino médio em determinados municípios. Como o IFMS também atua na educação básica, nossa preocupação com este cenário antecede à graduação”, afirmou.

Outros temas abordados no encontro foram ações conjuntas entre instituições do Estado e países vizinhos durante a construção da Rota Bioceânica e, ainda, a possibilidade de estímulo à iniciação científica desde o ensino fundamental por meio da captação de recursos e capacitação de professores.

O próximo encontro ordinário do Conselho, em que deve ser encaminhado o início das primeiras ações integradas entre as instituições, está agendado para 1º de agosto.

Conselho – A implantação do colegiado teve início em janeiro deste ano, com o objetivo de aproximar as instituições e analisar a possibilidade de uso compartilhado de espaços e incremento no número de acordos de cooperação técnica e protocolos de intenção.

Além de Luiz Simão (IFMS), Turine (UFMS) e Fábio Edir (UEMS), integram o grupo a reitora da UFGD, Liane Calarge, o reitor da UCDB, Ricardo Carlos e a reitora da Uniderp, Leocádia Aglaé Petry Leme.

Redação: Vinícius Vieira (Ascom/IFMS)
Edição: Juliana Lanari  (Ascom/IFMS)