Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Delegação do IFMS expõe pesquisas e ações em Mato Grosso

Evento Científico

Delegação do IFMS expõe pesquisas e ações em Mato Grosso

Instituição participa do V Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, realizado pelo IFMT.
por Osvaldo Sato publicado: 28/11/2018 07h47 última modificação: 28/11/2018 07h52
  • Estudantes e professores estão em Cuiabá (MT) para apresentarem pesquisas e ações do IFMS. Foto: Divulgação

Uma delegação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participa da quinta edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (V Workif), que é realizado nesta semana no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá (MT).

Os 24 estudantes estão acompanhados por servidores, como o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka, a professora do Campus Jardim, Ivilaine Delguingaro, e a coordenadora-geral da Incubadora Mista e Social de Empresas do IFMS (TecnoIF), Lylian Cristaldo.

No evento, são apresentados projetos e ações da instituição, em áreas diversas, com foco na pesquisa, no empreendedorismo e na inovação.

A acadêmica Marina Peregrinelli, do curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores do Campus Aquidauana, é uma das responsáveis por apresentar o trabalho desenvolvido pelo GREAT, o grupo de robótica do campus, e pelo IF Maker local - laboratório de suporte à inovação e ao aprendizado.

“São projetos de baixo custo e que podem ajudar pessoas e comunidades, em situações diversas, utilizando a tecnologia”, destacou a estudante.

Dentre os projetos apresentados, está um voltado para a área da agropecuária. “Estamos desenvolvendo um colar que será aplicado em monitoramento de bovinos, visando à melhoria da fertilidade. O trabalho é feito em parceria com a Embrapa e com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul”, explicou.

Outros projetos são um robô seguidor de linha todo construído no campus, de baixo custo, preparado com peças modeladas e impressas em impressora 3D, com apoio do If Maker, e que utiliza a plataforma Arduíno, além de um quadricóptero (drone) utilizado para fazer mapeamento e análises na região.

Já do Campus Nova Andradina, o estudante Carlos Daniel Machado apresenta o projeto “Aplicação de sensores microcontrolados no monitoramento do armazenamento de soja em Silo Bag”, desenvolvido por ele e pelos colegas Shellen Orteney e João Santos.

“Nossa pesquisa visa melhorias de processos na produção de grãos e aqui estamos no maior estado produtor de grãos no país. Já no primeiro dia pude conversar com diversos produtores locais e apresentar nossa pesquisa, voltada justamente para esse público”, ressaltou o estudante Carlos Machado.

Carlos destaca a importância de poder expor o trabalho em solo mato-grossense. “Nossa pesquisa visa melhorias de processos na produção de grãos e aqui estamos no maior estado produtor de grãos no país. Já no primeiro dia pude conversar com diversos produtores locais e apresentar nossa pesquisa, voltada justamente para esse público”, ressaltou.

O trabalho recentemente foi premiado na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS) e recebeu credencial, dentre outras, para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (Febrace), da Universidade de São Paulo (USP).

A participação dos estudantes do IFMS no V Workif foi viabilizada de diversas formas. Parte deles recebeu apoio financeiro da instituição, alguns foram credenciados pelas Feiras de Ciência e Tecnologia, realizada em outubro, dois foram credenciados pela TecnoIF, e dois pelo IFMaker.

Workif - O Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT em 2018 tem como tema “Uma conexão de descobertas”.

A programação conta com a Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, a Feira de Inovação, a Mostra de Arte, Fórum de Tecnologia da Informação, Fórum de Educação Empreendedora, Fórum de Pós-Graduação, além de apresentação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, palestras e mesas-redondas.

O evento teve início na terça-feira, 27, e segue até quinta, 29. A organização é do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Outros institutos federais da região centro-oeste também estão participando.

Veja mais informações sobre o evento no site oficial do V Workif

registrado em: , ,