Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia do Orgulho Nerd é celebrado pelo IFMS

Dia do Orgulho Nerd é celebrado pelo IFMS

Eventos gratuitos e abertos ao público, que buscam promover a cultura geek, serão realizados em Aquidauana, Dourados e Três Lagoas neste final de semana.
por Juliana Aragão publicado: 23/05/2019 13h58 última modificação: 23/05/2019 16h14

Em 2018, cerca de 500 pessoas participaram do Dia da Cultura Nerd - Foto: Campus Aquidauana

Os campi Aquidauana, Dourados e Três Lagoas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promovem neste final de semana eventos gratuitos e abertos ao público para celebrar o Dia do Orgulho Nerd. A data é comemorada no dia 25 de maio em vários países e busca promover a cultura geek entre a população.

Em Aquidauana, a quinta edição do Dia da Cultura Nerd será realizada das 8h às 16h, no campus do IFMS, que fica na Rua José Tadao Arima, 222, Bairro Ycaraí.

A programação inclui batalha campal, concursos de Cosplay e Cospobre, além de oficinas de Magic: The Gathering, RPG de mesa, cubo mágico, xadrez e pôquer.

"A cultura nerd ou geek envolve literatura, cinema, HQs, jogos de tabuleiro e de cartas, videogame. O evento também assume um caráter pedagógico a partir do momento em que oferece oficinas e minicursos aos participantes", explicou Sidney de Sousa, um dos coordenadores do evento em Aquidauana.

Estão previstos ainda campeonatos de League of Legends (Lol), xadrez, cubo mágico e Magic. Os participantes também terão disponíveis salas de videogames, cartas, tabuleiros, RPG e leitura/descanso.

Sidney de Sousa, um dos professores que organizam o evento, explica que o objetivo é proporcionar aos amantes da cultura nerd que vivem na região de Aquidauana acesso às diversas nuances do movimento.

"A cultura nerd ou geek envolve literatura, cinema, HQs, jogos de tabuleiro e de cartas, videogame. O evento também assume um caráter pedagógico a partir do momento em que oferece oficinas e minicursos aos participantes", explicou o professor.

Coordenado pela professora Natália Marcelino, o evento terá ainda praça da alimentação e comercialização de itens da cultura nerd.

Para mais informações, o contato pode ser feito pelos e-mails ou .

Dourados - Com o evento “Desconecte-se”, o IFMS pretende disseminar em Dourados a cultura dos jogos de tabuleiro na educação. As atividades serão oferecidas a partir das 8 horas, no Centro de Convenções Antônio Tonanni, que fica na Av. Guaicurus, 1.222, Parque Alvorada.

O evento disponibilizará mais de 40 jogos de tabuleiro com monitores para quem quiser aprender, além de mesas de RPG para iniciantes e de Card Games (Yu-gi-oh, Magic The Gathering e Pokémon).

Até às 11h serão oferecidas palestras sobre a relação entre jogos de tabuleiro e educação. Rodrigo Devigo, coordenador do evento, destaca que a ferramenta pode ser aplicada em diferentes disciplinas.

“Em alguns jogos, o participante precisa de estratégias que dependem de habilidades em áreas como matemática, linguística, lógica, história. Até competências como liderança e cooperativismo podem vir à tona em uma partida”, destacou.

Quem for ao Centro de Convenções também poderá ajudar a montar um quebra-cabeça com seis mil peças e participar de oficinas de Kendo (arte de espada Samurai) e de pintura de miniaturas de RPG, essa oferecida a partir das 13 horas.

O evento seguirá até às 18 horas. Uma lanchonete ficará à disposição dos participantes. O e-mail de contato para mais informações é o .

Três Lagoas - No município, a terceira edição do Dia Nerd é organizada por estudantes e servidores do campus. A abertura do evento ocorre na sexta-feira, 24, às 19h30, com duas palestras sobre temáticas relacionadas à computação.

No sábado, 25, a partir das 8 horas, a programação conta com disputa de jogos, como Counter-Strike GO, League of Legends (Lol), Fifa 2019, Just Dance, entre outros, além de concurso de cosplay e de desenho, e jogos de tabuleiro.

Todas as atividades são realizadas no Campus Três Lagoas do IFMS (Rua Ângelo Melão, 790, Jardim das Paineiras). De acordo com a organizadora do Dia Nerd, a professora Suzana Berriel, estão previstos mais de 300 participantes.

“O evento visa estimular, por meio da experimentação e apresentação dos jogos eletrônicos, essa nova categoria esportiva que está em constante crescimento, além de buscar o desenvolvimento de novas equipes. Que os participantes também possam reconhecer os jogos como profissão, não somente lazer”.

Para mais informações, o contato pode ser feito pelo e-mail .