Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dirigentes da Rede Federal divulgam carta em defesa da educação profissional

Reditec 2018

Dirigentes da Rede Federal divulgam carta em defesa da educação profissional

Carta da 42ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) foi divulgada nessa quinta-feira, 13.
por Juliana Aragão publicado: 14/09/2018 10h05 última modificação: 14/09/2018 10h05
Conif A leitura da carta foi feita pelo reitor do IFF, Jefferson Manhães.

A leitura da carta foi feita pelo reitor do IFF, Jefferson Manhães.

Reitores, pró-reitores e diretores-gerais dos Institutos Federais divulgaram nessa quinta-feira, 13, a Carta da 42ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que será encerrada nesta sexta-feira, 14, na cidade de Búzios (RJ).

Na carta, os dirigentes reiteram a defesa irrestrita da educação profissional e tecnológica como um bem público, dever do Estado e um direito social.

O documento lembra que, em 2019, a educação profissional no Brasil completará 110 anos, e que em dezembro deste ano serão celebrados os dez anos de criação da Rede Federal. Marcos históricos que, na avaliação dos dirigentes, simbolizam o salto da educação profissional e tecnológica brasileira.

Entre os desafios dos Institutos Federais, a Carta cita a adequação do orçamento, a completa estruturação dos campi - incluindo o que diz respeito ao atendimento de pessoas com deficiência -, o fortalecimento do ensino de idiomas e a utilização de ferramenta de acompanhamento de egresso, entre outros.

Outras questões que, para os dirigentes, merecem atenção especial são a ampliação do banco de professores equivalentes, a liberação de cargos e funções para os campi, a recomposição do quadro de pessoal, a redefinição dos critérios para a criação de novas unidades, a criação de novas incubadoras e o desenvolvimento dos polos de pesquisa.

Por fim, os dirigentes da Rede Federal se colocam à disposição para auxiliar o Estado no cumprimento do acesso à educação como um bem público e um direito social.

Confira a Carta da 42ª Reditec na íntegra.

Reditec 2018 - Organizada pelo Instituto Federal Fluminense, a 42ª edição da Reditec teve início na segunda-feira, 10.

O tema principal do encontro deste ano foi “O Trabalho no Século XXI - Globalização, Inovação, Educação Profissional e Tecnológica: Caminhos e Desafios para Inclusão”.

As informações sobre o evento estão disponíveis na página da Reditec 2018.

registrado em: