Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Divulgado resultado da seleção de projetos de pesquisa

Iniciação Científica

Divulgado resultado da seleção de projetos de pesquisa

Estudantes selecionados farão parte do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec) e programas institucionais de bolsas do CNPq.
por Cleyton Lutz publicado: 05/07/2017 16h26 última modificação: 11/08/2017 14h53

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa terça-feira, 4, a classificação preliminar dos projetos de pesquisa na seleção e indicação dos estudantes para o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec) e programas institucionais de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A relação dos trabalhos selecionados está publicada na Central de Seleção.

No total, 197 projetos dos dez campi do Instituto participaram do processo seletivo nas áreas de ciências exatas e da terra, ciências biológicas, engenharias, ciências da saúde, ciências agrárias, ciências sociais aplicadas, ciências humanas e linguística, letras e artes.

Destes, 183 foram recomendados, de forma preliminar, por esta seleção. A classificação dos projetos foi feita a partir das análises dos méritos do projeto e do coordenador/pesquisador(es) orientador(es).

A previsão é que o resultado final seja divulgado no próximo dia 11.

Documentação – O coordenador de projeto deverá entregar na Coordenação de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do campus o formulário de indicação do estudante, comprovante de matrícula e declaração do Nuged ou da Cerel comprovando ingresso por meio das cotas, para estudantes indicados ao Programas de Bolsas de Iniciação Científicas nas Ações Afirmativas (Pibic-Af).

Após divulgação da relação de projetos contemplados com bolsa e/ou apoio, o coordenador precisa providenciar também os dados bancários do estudante(s) indicado(s).

Bolsas – As bolsas serão concedidas de agosto de 2017 a julho de 2018. O valor mensal é de R$ 100 para estudantes dos cursos técnicos integrados e de R$ 400 para os da graduação. Cada projeto de pesquisa poderá contemplar até três planos de trabalho, ou seja, no máximo três estudantes.

Os projetos de pesquisa não contemplados com bolsas serão considerados aprovados na categoria voluntário. Bolsista ou voluntário, o estudante deve dedicar-se às atividades de pesquisa por, no mínimo, 5 horas (nível médio) ou 20 horas (graduação) semanais.

O valor do Apoio e Incentivo a Pesquisa e Inovação pode ser de até R$ 200 (nível médio) ou R$ 400 (nível superior) por proposta selecionada, sendo que os recursos devem ser aplicados no custeio dos projetos.

registrado em: ,