Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edição 2017 da ação é encerrada no Campus Aquidauana

REITORIA ITINERANTE

Edição 2017 da ação é encerrada no Campus Aquidauana

Dirigentes do IFMS fizeram série de reuniões com estudantes e servidores do campus. Programação incluiu ainda certificação de qualificação profissional e encontro com prefeitos da região.
por Juliana Aragão publicado: 01/12/2017 10h57 última modificação: 01/12/2017 10h57
IFMS

A ação Reitoria Itinerante 2017 encerrou a série de visitas aos dez campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) nessa quarta e quinta-feira, 29 e 30, no Campus Aquidauana. Acompanhado de representantes das pró-reitorias e diretorias sistêmicas, o reitor Luiz Simão Staszczak se reuniu com estudantes e servidores.

Nos encontros com gestores, docentes e técnicos-administrativos, o reitor destacou a importância do planejamento estratégico para o cumprimento da missão institucional.

“Ao planejarmos as ações, nós aumentamos, e muito, a possibilidade de acerto nas tomadas de decisão. Em 2018,  teremos o desafio de fazer o Plano de Desenvolvimento Institucional pelo período de 2019 a 2023, ou seja, cada um dos 1.200 servidores poderá colaborar para o planejamento da instituição pelos cinco anos seguintes. Será mais uma etapa do processo de amadurecimento institucional ”, destacou Luiz Simão.

"Nossa missão é contribuir para que vocês saiam daqui e sejam empreendedores, seja em Aquidauana, na região, em outro Estado ou até mesmo em outro país, e que sejam capazes de transformar a realidade de onde estiverem”, comentou o reitor em conversa com estudantes.

Na reunião do reitor com o Grêmio Estudantil e representantes de turma, a pauta elaborada pelos estudantes incluiu, entre outros temas, a cobertura da quadra poliesportiva e a construção de uma ciclovia para acesso ao campus, uma vez que muitos alunos usam a bicicleta como meio de transporte.

“Em relação à ciclovia, essa é uma solicitação que deve ser feita à prefeitura municipal, via ofício da direção-geral do campus. Quanto à cobertura da quadra poliesportiva, nosso planejamento é o de levar esse benefício a todos os campi, e a previsão é que a unidade de Aquidauana o receba em 2018”, explicou o dirigente.

No bate-papo com os estudantes, o reitor aproveitou para reforçar a missão transformadora do IFMS.

“Essa é uma escola pública que oferece educação profissional técnica e tecnológica de qualidade. Nossa missão é contribuir para que vocês saiam daqui e sejam empreendedores, seja em Aquidauana, na região, em outro Estado ou até mesmo em outro país, e que sejam capazes de transformar a realidade de onde estiverem”, comentou.

Nas reuniões setoriais, representantes das pró-reitorias e diretorias sistêmicas tiveram a oportunidade de alinhar procedimentos com os respectivos gestores locais.

Foram tratados assuntos como integração do horário docente do sistema acadêmico com o do ponto registrado no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), editais de pesquisa em andamento, tramitação eletrônica de documentos, ações da Comissão de Qualidade de Vida, entre outros.

Programa de Formação - Por videoconferência, o reitor abriu a palestra do IV módulo do Programa de Formação Continuada para o Ensino da Educação Profissional, Científica e Tecnológica oferecido aos servidores.

A palestra, sobre o tema Avaliação, foi proferida pela professora Nilva Schroeder, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e transmitida da reitoria, em Campo Grande, para os dez campi do IFMS.

Área de abrangência – Na tarde de quarta-feira, 29, o reitor do IFMS esteve reunido com os prefeitos de Aquidauana e Bodoquena, Odilon Ribeiro e Kazuto Horii, e com os secretários de Educação de Anastácio, Dois Irmãos do Buriti e Miranda, todos municípios que compõe a área de abrangência do Campus Aquidauana.

A diretora-geral do campus, Hilda Romero, reforçou que o IFMS oferta diversos cursos técnicos e de qualificação profissional que podem ser oferecidos gratuitamente às populações dos municípios vizinhos.

“É importante sabermos as demandas dos municípios da região tanto para cursos da educação a distância, cursos e atividades de extensão e até para a formação de professores. Temos condições de atendê-los em diversas modalidades de ensino”, ressaltou a diretora-geral do Campus Aquidauana a gestores municipais.

“É importante sabermos as demandas desses municípios tanto para cursos da educação a distância, cursos e atividades de extensão, e até para a formação de professores, uma vez que oferecemos a especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Temos condições de atendê-los em diversas modalidades de ensino”, ressaltou Hilda.

O prefeito de Aquidauana destacou a importância do IFMS para a região. “Desde que foi implantado, o Instituto Federal vem cumprindo sua missão, que é a de oferecer qualificação técnica gratuita e de qualidade para a população de Aquidauana e dos municípios vizinhos. Além da estrutura física, destaco também a qualidade dos professores. Foi um ganho imensurável para a Região Sudoeste do Estado”.

O reitor aproveitou o encontro com os gestores municipais para informar que o IFMS está em processo de institucionalização da educação a distância. "Dessa forma, nós passaremos a utilizar a estrutura e a força de trabalho do Instituto Federal para a oferta de cursos a distância. Serão usados recursos próprios da instituição, o que facilitará as ações".

No último dia 23, o diretor do Centro de Referências em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), Ubirajara Garcia, apresentou a previsão da oferta de cursos a distância para 2018 a prefeitos, durante uma assembleia da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), na Capital.

Certificação - Na manhã de quinta-feira, 30, o reitor certificou 29 concluintes do curso de Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional (FIC) em pedreiro de acabamento. A turma era formada por cabos e soldados do 9º Batalhão de Engenharia de Combate e militares da Polícia Militar de Aquidauana.

Com carga horário de 40 horas, o curso foi oferecido entre 2 e 15 de maio.

Um dos certificados foi o cabo Edson Amarilha. "Os professores ensinaram a medir a área que será construída, separar a quantidade necessária de massa para não ter perda de material, assentar azulejo. A gente aprendeu uma profissão e vai poder levar esse conhecimento para toda a vida".

Também participaram da cerimônia o Tenente Coronel Fábio Batista Bogoni, comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, e a tenente Luana Mota da Costa, representando o 7º Batalhão de Polícia Militar de Aquidauana.

Ao final da certificação, os participantes da Reitoria Itinerante foram convidados a conhecer o Museu Marechal José Machado Lopes, reinaugurado em outubro deste ano. O espaço guarda relíquias de brasileiros que combateram na Segunda Guerra Mundial.

O museu fica aberto à visitação de terça a domingo, das 9h30 às 11h30. Escolas podem agendar visitas em outros horários.

Reitoria Itinerante - Desenvolvida desde 2013, a ação tem como objetivo aperfeiçoar as atividades desenvolvidas e, consequentemente, melhorar os resultados acadêmicos e institucionais do IFMS.

Todos os dez campi da instituição foram visitados na etapa 2017 do projeto.