Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edição 2019 da Semana do Meio Ambiente começa na próxima segunda

Sustentabilidade

Edição 2019 da Semana do Meio Ambiente começa na próxima segunda

Com o tema “Educação profissional e sustentabilidade”, evento será realizado em dez municípios a partir do dia 3. Inscrições nas atividades já estão abertas.
por Laura Silveira publicado: 30/05/2019 09h44 última modificação: 31/05/2019 09h18

Com o tema “Educação profissional e sustentabilidade”, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza a partir da próxima segunda-feira, 3, a Semana do Meio Ambiente 2019. A programação inclui palestras, oficinas, minicursos, concursos e apresentações culturais, em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

As atividades são gratuitas e parte delas aberta ao público externo. Para participar, os interessados devem se inscrever pela página do evento, na qual é possível consultar a programação em cada município. 

O pró-reitor de Extensão, Airton Vinholi, destaca a variedade da programação da Semana e o número de parcerias firmadas nesta edição do evento.

“Esse é o ano que mais estabelecemos parcerias, são 41 no total. Estão previstas mais de 150 atividades e um público estimado de cerca de 9 mil pessoas. As programações estão variadas e contam com plantio de mudas, gincanas, atividades de campo, coleta de lixo eletrônico, reutilização de materiais, mutirão de limpeza, entre diversas outras”, ressaltou o pró-reitor de Extensão, Airton Vinholi.

Programação - Em Aquidauana, as atividades previstas entre segunda-feira, 3, e sábado, 8, incluem palestras, rodas de conversa sobre temas como resíduos sólidos e urbanos, saneamento ecológico, assoreamento de lagos, unidades de conservação, além de diversas oficinas sobre compostagem e biodigestores, jardinagem automatizada e artesanato sustentável, entre outros. 

A programação local conta ainda com passeio ciclístico, trilhas ecológicas, rapel, ação ambiental de limpeza da MS-450 e gincana solidária.

Na Capital, a temática das oficinas aborda consumo sustentável, povos indígenas e meio ambiente, uso ambiental de drones, bioética, combate a endemias, arte em pallet, além de visita técnica ao Parque Estadual do Prosa, sarau, maratona de negócios com impacto ambiental e exposição de trabalhos. O evento ocorre de segunda, 3, a quarta-feira, 5.

“Esse é o ano que mais estabelecemos parcerias, são 41 no total. Estão previstas mais de 150 atividades e um público estimado de cerca de 9 mil pessoas. As programações estão variadas e contam com plantio de mudas, gincanas, atividades de campo, coleta de lixo eletrônico, reutilização de materiais, entre outras”, ressaltou o pró-reitor de Extensão, Airton Vinholi.

A programação do evento em Corumbá, que também ocorre de segunda a quarta, 3 a 5,  inclui workshop sobre sustentabilidade, empreendedorismo e agricultura familiar, minicursos de agrotóxico e segurança alimentar, e de aproveitamento de alimentos, e oficinas sobre temáticas variadas, como compostagem e plantio hidropônico, além de passeio ciclístico, apresentação de documentários, exposição fotográfica, coleta ecológica, concursos culturais e mostra de trabalhos sobre o meio ambiente.

Já em Coxim, as atividades abrangem temas como tecnologia e sustentabilidade no mundo da informática, análise microbiológica da água, assoreamento do Rio Taquari, coleta seletiva, além de passeio ciclístico e minicursos na área de Alimentos. O evento ocorre de segunda, 3, até sábado, 8.

A programação em Dourados inicia na noite de quarta-feira, 5, com duas palestras de abertura que irão abordar educação e sustentabilidade, e temática indígena. De quinta a sábado, 6 a 8, serão ofertadas diversas oficinas sobre literatura e sustentabilidade, insetos na alimentação humana, separação de resíduos, entre outros temas, além de palestras, minicursos, trilhas, atividades recreativas, trekking e gincana.

Em Jardim, de quarta-feira a sábado, 5 a 8,  serão promovidas oficinas de compostagem, de jardim sensorial e fotografia, além de ciclo de palestras, exibição de filmes e exposição de trabalhos.

De terça a sábado, 4 a 8, as atividades em Naviraí vão desde apresentações culturais, cine clube, passeio ciclístico e concurso de fotografia, a palestras sobre os diferentes olhares sobre a sustentabilidade e sobre manejo biológico do solo, oficina sobre produção de hortaliças, minicursos de criação de abelhas e de cultivo de orquídeas, palestras sobre alternativas de desenvolvimento sustentáveis para agricultura, coleta seletiva e resíduos sólidos, entre outras.

As atividades em Nova Andradina começam na quarta-feira, 5, e incluem minicursos sobre o uso de componentes químicos na produção de grãos de forma sustentável, sobre produção de biodiesel, oficinas de sustentabilidade na produção animal, conservação de recursos genéticos, impactos e alternativas de produtos cosméticos, descarte de produtos tecnológicos, além de diversas palestras. O evento é encerrado no sábado, 8.

Em Ponta Porã, as temáticas incluem compostagem em casa, soluções inovadoras para a sustentabilidade, produção de vegetais em água, agricultura orgânica, repelentes naturais de insetos, além de concursos de fotografia e de mini documentário, e exposição de trabalhos. O evento é realizado de terça a quinta-feira, 4 a 6.

Entre segunda e quarta-feira, 3 e 5, a programação em Três Lagoas conta com concurso de fotografia, gincana da sustentabilidade, apresentações artísticas, plantio de mudas, oficinas de eficiência energética, matriz energética brasileira, negócios sustentáveis, e roda de conversa sobre educação profissional e sustentabilidade.

Evento - Promovida desde 2011, a Semana é um evento em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A realização é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). 

“O evento representa uma data específica, mas a prática da ação ambiental deve se perpetuar ao longo de todo o ano. A Semana também visa fortalecer as parcerias, integralizar e aproximar o IFMS e a comunidade externa", apontou Airton.

“O evento representa uma data específica, mas a prática da ação ambiental deve se perpetuar ao longo de todo o ano. A Semana também visa fortalecer as parcerias, integralizar e aproximar o IFMS e a comunidade externa", apontou o pró-reitor.

São objetivos da Semana do Meio Ambiente no IFMS:

  • contribuir com a tomada de consciência em relação às causas ambientais;
  • apoiar ações que divulguem o conhecimento produzido no IFMS; e
  • incentivar a circulação de informações sobre a preservação dos recursos naturais.

O valor total do fomento institucional para realização do evento neste ano é de R$ 20 mil, sendo disponibilizados até dez auxílios via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

No ano passado, a temática do evento foi "Biomas Regionais e Consciência Ecológica", com atividades realizadas nos dez municípios onde o IFMS tem campus.

*Matéria atualizada às 9h18 de 31/05/19 para acréscimo de informações.