Você está aqui: Página Inicial > Candidatos > Professor Dejahyr

CANDIDATO AO CARGO DE DIRETOR-GERAL

AGENDA DE CAMPANHA

Currículo resumido

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), Licenciado em Matemática com o curso de complementação pedagógica pela Universidade Católica Dom Bosco (1998), mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2006, doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2011. Atualmente exerce as funções de Diretor de pesquisa, extensão e relações institucionais no campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e de docente nos cursos técnico integrado de informática (4º semestre), de eletrotécnica (5º semestre) e mestrado profissional – ProfEPT.

Resumo do Plano de Gestão

Depois de quase 30 anos imerso na educação, iniciei uma reflexão sobre como poderia contribuir mais com o Campus Campo Grande. Assim, nasceu o desejo de submeter meu nome à apreciação da Comunidade e, por um processo democrático e legal, compreender se minhas propostas comungam dos ideais da maioria. Entendo que um Diretor-geral precisa atuar em uma Gestão: coletiva, participativa e transparente, e pautado nesses fundamentos, lanço minha candidatura a Diretor-geral do Campus Campo Grande - “Para sermos um campus de referência!”.

Precisamos de um diretor-geral que intensifique os processos que estão em desenvolvimento, que retome pautas urgentes e que lidere com diplomacia e propriedade sobre questões delicadas e relevantes, atuando frente aos anseios e necessidades dos segmentos. Requer deste representante habilidade para agir nos processos gerais com maior fluidez, celeridade, racionalidade, organização e eficácia – fatores de interesse funcional e normativo de nossa organização.

Como gestor na Copei, Direr, Dirge substituto, como docente, pesquisador, extensionista e movido pelo que há por fazer pela Educação Profissional e Tecnológica, apresento algumas ações em que atuei ativamente, como: mudança para o Campus definitivo; estruturação de laboratórios, desenvolvimento de obras, articulação de parcerias, entre outras, que ainda hoje geram frutos para o nosso campus.

Descrevo aqui ações que iremos desenvolver, somadas a outras que estão nosso Plano de Gestão:

Ensino: Viabilizar a implantação dos novos cursos (PDI 2019-2023); solicitar estudos e diversificação de cursos nos Eixos, Especializações e FICs; ampliar a oferta e qualificar a EaD para maior protagonismo no Campus CG.

Pesquisa e Inovação: Qualificação e incentivo à comunidade interna para a busca de fomento externo e indicadores para apresentarmos o Campus CG como possível Pólo Tecnológico; apoiar ações para avanços com os projetos/capacitações desenvolvidos na TecnoIF, sobretudo nos processos de transferência de inovações geradas pelo IFMS.

Extensão: Firmar novas parcerias e fortalecer as existentes, potencializando maior integração da extensão com as atividades de pesquisa e ensino; intensificar as ações voltadas ao público egresso.

Gestão e Administração: Trabalhar intensamente e concretizar obras previstas no PDI; articular em parceria com a Reitoria e representantes do MS (legislativo federal) na captação de recursos para obras necessárias (blocos de laboratórios, biblioteca e anfiteatro).

Gestão de Pessoas: Intensificar os diálogos com a Reitoria para adequações definidas pela Portaria 246/16 - SETEC/MEC; promover qualificações para docentes e técnicos atendendo aos anseios da comunidade

Núcleos: Apoiar ações sistemáticas e em conjunto com NEABI, NAPNE e NUGED, no que se refere ao efetivo cumprimento da legislação e maior qualificação dos processos.

Serei um diretor-geral que ouve e resolve, consciente responsabilidade do cargo, pois tenho esta capacidade chancelada pelos anos de atuação na Educação, pelos anos de experiência na gestão e, por saber dialogar interna e externamente, de modo a garantir que os interesses do nosso campus sejam priorizados e/ou atendidos, como demonstrei à frente da Diretoria de Pesquisa, Extensão e Relações Institucionais e nas vezes em que estive como substituto na Direção-geral.

Por fim, me coloco à disposição para dialogarmos e trabalharmos “Para sermos um campus de referência!”.

Vídeo de campanha