Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eleição definirá Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Coepe

Eleição definirá Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Órgão será composto por 40 membros, dos quais 26 são natos e 14 eleitos (10 docentes, dois técnicos-administrativos e dois estudantes).
publicado: 10/05/2017 16h19 última modificação: 28/08/2017 13h22

Os membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) serão escolhidos por meio de uma consulta à comunidade. O edital 039/2017, com as regras do processo eleitoral, está publicado na Central de Seleção.

No total, o Coepe será composto por 40 membros, dos quais 26 são natos e 14 eleitos (10 docentes, dois técnicos-administrativos e dois estudantes).

Para cada titular, será eleito um suplente. O mandato será de dois anos, sendo permitida uma recondução para o período subsequente.

As principais atribuições do colegiado estão em seu Regimento, aprovado pela Resolução 072/2016, do Conselho Superior (Cosup), e abrangem a recomendação de cursos, projetos pedagógicos, regulamentos, políticas de avaliação e calendários acadêmicos.

Consulta – Está prevista para 22 de junho, das 9 às 20 horas, nos dez campi e na reitoria.

Terão direito à voto os servidores do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, bem como estudantes matriculados nos cursos regulares presenciais e a distância.

O processo eleitoral é coordenado pela Comissão do Processo Eleitoral, que tem a função de conduzir o cronograma proposto pelo edital.

Nos campi e reitoria, foram criadas subcomissões com membros indicados pelos diretores-gerais e reitor, respectivamente.

Candidatos – Podem se candidatar docentes, técnicos-administrativos e estudantes, em suas respectivas categorias previstas no edital de abertura do processo seletivo.

As candidaturas devem ser inscritas entre os dias 18 e 25 de maio, na  Central de Seleção.

A previsão é que a relação de candidatos inscritos seja divulgada no dia 26 de maio. A homologação está prevista para 2 de junho.

Não podem se inscrever membros da Comissão Eleitoral e/ou subcomissões, servidores afastados para capacitação, em licença sem vencimento ou com vencimento superior a 180 dias, que estejam à disposição de outros órgãos ou cedidos de outra instituição.

Cronograma - As candidaturas poderão ser divulgadas nos campi e reitoria entre os dias 5 e 21 de junho.

A lista de eleitores aptos a votar será publicada no dia 14 de junho, na Central de Seleção.

No 23 de junho, está previsto para ser divulgado o resultado preliminar da eleição. A divulgação do resultado final deverá ocorrer em 28 de junho.

Coepe - Órgão colegiado especializado de caráter consultivo e normativo no que se refere a ensino, pesquisa e extensão. Suas recomendações serão encaminhadas ao Conselho Superior (Cosup) do IFMS para apreciação e homologação.

Os membros natos vão cumprir mandato durante o período em que ocuparem os cargos. São eles:

- pró-reitor de Ensino (presidência);
- pró-reitor de Extensão;
- pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação;
- pró-reitor de Desenvolvimento Institucional;
- pró-reitor de Administração;
- diretor do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância;
- diretores de Ensino dos campi;
- diretor de Pesquisa, Extensão e Relações Institucionais do Campus Campo Grande;
- diretor de Gestão de Moradia Estudantil;
- diretores de Educação Básica; Educação Superior; Gestão Acadêmica; Extensão; Relações Institucionais; Pesquisa; Empreendedorismo e Inovação; e Pós-graduação.