Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Empossada nova diretoria do Conselho de Reitores de MS

CRIE-MS

Empossada nova diretoria do Conselho de Reitores de MS

Gestão 2019-2020 tem como presidente o reitor da UFMS, Marcelo Turine, e como vice Taner Bitencourt, da Uniderp.
por Laura Silveira publicado: 19/03/2019 08h40 última modificação: 19/03/2019 08h40

Nessa segunda-feira, 18, foi realizada em Campo Grande a cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS). A gestão para o biênio 2019-2020 tem como presidente o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine, e como vice-presidente Taner Bitencourt, reitor da Uniderp.

A solenidade ocorreu na Sala de Atos da Reitoria da UFMS.

Além das duas universidades, o Conselho é formado por dirigentes de outras quatro instituições públicas e privadas do estado: Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Para o reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, a nova gestão tem o desafio contínuo de fortalecer a educação superior e possibilitar que o conhecimento produzido nas instituições contribua para o desenvolvimento do estado.

“O Crie construiu uma agenda para 2019-2020 que visa, principalmente, ampliar a cooperação e fomentar o relacionamento interinstitucional. Além disso, continuaremos atuando no sentido de contribuir para que as políticas públicas voltadas à educação superior e média possam ser cada vez mais presentes e em Mato Grosso do Sul”, ressaltou o dirigente.

Na cerimônia, além dos cinco eixos de atuação do Crie (Ciência, Tecnologia e Inovação; Excelência na Educação Básica e na Educação Superior; Internacionalização e Mobilidade Acadêmica; Turismo e Cultura; Popularização da Ciência),  foram apresentados dez projetos do Conselho para 2019-2020:

- incrementar a colaboração e cooperação institucional entre as instituições do Crie;
- articular a política institucional das instituições do Crie em nível nacional e com o Governo de Mato Grosso do Sul para elevar o investimento em ciência, tecnologia e inovação;
- implantar mobilidade acadêmica dos estudantes de graduação;
- realizar a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) 2019;
- relançar o Festival da Canção Universitária em MS;
- fomentar o desenvolvimento de projetos de turismo e cultura para a Rota Bioceânica;
- criar o Programa de Estágio de estudantes para atuarem em atividades e gestão do Governo do Estado;
- incentivar as Feiras de Ciência em MS;
- desenvolver projetos no âmbito de Ciência na Escola por meio de parceria com as secretarias de Educação para fortalecer a educação básica e a formação de professores;
- fomentar uma rede de pesquisa e inovação na área de Bioeconomia.

Histórico - A diretoria responsável pela implantação das ações do Crie foi eleita em julho de 2017. Na ocasião, foram escolhidos como presidente o reitor da UEMS, Fábio Edir, e como vice-presidente Pe. Ricardo Carlos, da UCDB.

O Conselho foi oficialmente instalado em 21 de agosto do mesmo ano, com a fundação e posse dos primeiros membros do colegiado, em solenidade realizada na Assembleia Legislativa, em Campo Grande.

A primeira reunião do Crie em 2018 foi sediada pelo IFMS em fevereiro. Em agosto, o Conselho homenageou personalidades em sessão solene na Assembleia Legislativa com a entrega de Medalhas Darcy Ribeiro e Comendas Pedro Pedrossian a pessoas que prestaram serviços relevantes à educação em Mato Grosso do Sul.

registrado em: ,