Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Escolhidos delegados para Congresso do PDI

PDI 2019-2023

Escolhidos delegados para Congresso do PDI

Servidores e estudantes irão participar de evento para construção e validação do Mapa Estratégico do IFMS, documento fundamental para elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional.
por Laura Silveira publicado: 16/05/2018 16h59 última modificação: 16/05/2018 16h59

Foi publicada nesta quarta-feira, 16, a lista preliminar de docentes, técnicos-administrativos e estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) que irão atuar como delegados do Congresso do PDI. O evento será realizado no fim de maio para validação do Mapa Estratégico da instituição para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional para o período 2019-2023.

A relação dos escolhidos está publicada na página do evento.

Os 31 membros eleitos – três representantes por campi, das categorias docente, técnico-administrativo e discente, e um representante técnico na reitoria – irão representar seus pares, tanto na validação do Mapa, no dia 30 de maio durante o Congresso, quanto na elaboração do mesmo, que será feita nos dias anteriores, 28 e 29, no workshop de Planejamento Estratégico. As duas ações fazem parte do "Futuro em Construção" e integram uma das etapas de elaboração do PDI 2019-2023.

“Esta é uma etapa fundamental do processo de elaboração do PDI. No workshop serão trabalhados aspectos do planejamento estratégico para finalização do mapa estratégico do IFMS. Já no congresso, vamos validar esse mapa, que é fundamental para uma prospecção, do ponto de vista representacional, do que a instituição vai trilhar nos próximos anos”, explicou o pró-reitor de extensão, Airton Vinholi, coordenador da Subcomissão de Organização do Congresso do PDI.

Delegados - Puderam se candidatar a delegados todos os servidores interessados nas onze unidades do IFMS. O sistema de votação para eleição foi mediante formulário eletrônico ou reunião para deliberação do delegado. Já o procedimento para escolha dos representantes dos estudantes seguiu regras estabelecidas especificamente em cada campus.

regimento com todas as normas da escolha foi divulgado na semana passada.

“A expectativa é de conseguir levar ao evento a voz do Campus Corumbá, mas também tentar conciliar os anseios de servidores de outros campi, além de apontar questões estruturais, para que o IFMS continue sendo referência em Mato Grosso do Sul”, afirmou Felipe Senna, eleito representante dos técnicos-administrativos de Corumbá.

“A expectativa é de conseguir levar ao evento a voz do Campus Corumbá, mas também tentar conciliar os anseios de servidores de outros campi, além de apontar questões estruturais, para que o IFMS continue sendo referência em Mato Grosso do Sul”, afirmou o técnico em audiovisual Felipe Senna, delegado eleito como representante dos técnicos-administrativos da unidade de Corumbá.

Um dos delegados eleitos na categoria discente é o estudante do curso técnico integrado em Alimentos do Campus Coxim, Evandro Oliveira, 18. Ele espera poder contribuir para o desenvolvimento do campus e aponta a importância da pesquisa no processo de transformação da sociedade.

“Eu me sinto honrado por representar o campus inteiro. Estou aberto a receber novas opiniões que possam trazer benefícios para o IFMS, indicar novos cursos e projetos a serem desenvolvidos em Coxim. A iniciação científica é muito importante porque é por meio dela que podemos encontrar soluções para os problemas da comunidade”, ressaltou Evandro, que atualmente é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e desenvolve no campus um projeto de pesquisa sobre cogumelos comestíveis utilizando resíduos agrícolas.

“Eu me sinto honrado por representar o campus inteiro. Estou aberto a receber novas opiniões que possam trazer benefícios para o IFMS, indicar novos cursos e projetos a serem desenvolvidos em Coxim", apontou o estudante Evandro Oliveira, escolhido como delegado.

Além dos delegados eleitos, o Congresso do PDI contará com a participação de membros natos, que são os conselheiros que integram o Colégio de Dirigentes (reitor, diretores-gerais e pró-reitores), diretores sistêmicos, diretor do Centro de Referência, ouvidor, auditor, procuradora-chefe e assessores do IFMS.

A relação final de delegados contendo os nomes dos membros (eleitos e natos) credenciados para o Congresso será publicada na página do PDI até o próximo dia 22.

Futuro em Construção - O evento é constituído da Conferência Planejamento Estratégico, da Apresentação da Missão, Visão e Valores, do Workshop de Planejamento Estratégico (28 e 29 de maio) e Congresso do PDI (30 de maio), com objetivo de construir e validar o novo Mapa Estratégico do IFMS.

As atividades ocorrerão em Campo Grande. Todos os delegados credenciados participarão do workshop para construção coletiva do mapa estratégico. A etapa é coordenada pela Subcomissão de Elaboração de Cenários Prospectivos e Mapa Estratégico do IFMS.

O Congresso será organizado em plenária com poder deliberativo para validar a proposta do mapa. O documento validado então será enviado à Comissão Central do Plano de Desenvolvimento Institucional para as próximas etapas de elaboração do PDI.

“É fundamental a finalização deste mapa estratégico para as próximas etapas do PDI. Tendo os delegados como representantes das categorias docente, técnico-administrativo, estudante, e diretor-geral de cada campus, e mais os membros natos, acreditamos que a participação social vai ser interessante, ressaltou o pró-reitor de extensão, Airton Vinholi.

As propostas e sugestões levantadas no Congresso serão apresentadas no Portfólio de Participação Social – Etapa Congresso do PDI e, junto à Ata do Congresso, enviados à Comissão Central do PDI.

“É fundamental a finalização deste mapa estratégico para as próximas etapas do PDI. Tendo os delegados como representantes das categorias docente, técnico-administrativo, estudante, e diretor-geral de cada campus, e mais os membros natos, acreditamos que a participação social vai ser interessante”, finalizou o pró-reitor de extensão.

PDI - Este é o terceiro PDI da história do IFMS, que este ano completa dez anos de criação. O processo de elaboração do novo PDI está sendo conduzido por uma Comissão Central com o apoio de 21 subcomissões, todas instituídas pela Portaria nº 653/2018, publicada no Boletim de Serviço nº 016

O trabalho, que se encerra em dezembro, possui as etapas de Preparação (março e abril), Diagnóstico (abril a julho) e Construção (maio a dezembro).

Acompanhe as etapas da construção do documento na página do PDI.