Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante representará MS no Parlamento Juvenil do Mercosul

Naviraí

Estudante representará MS no Parlamento Juvenil do Mercosul

João Antonio Lorençone, aluno do curso técnico integrado em Agricultura do IFMS, foi escolhido com um projeto que incentiva o hábito da leitura.
por Cleyton Lutz publicado: 21/12/2018 07h07 última modificação: 21/12/2018 07h07

O estudante do Campus Naviraí do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), João Antonio Lorençone, representará o Estado no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) durante o período 2018 a 2020. 

Aluno do 4º semestre do curso técnico integrado em Agricultura, João Antônio recebeu 72% dos votos. A estudante do curso técnico integrado em Mecânica do Campus Campo Grande, Vitória Padilha, também concorreu. A votação foi realizada pela internet entre 26 e 30 de novembro. Puderam votar estudantes do ensino médio de 14 a 18 anos.

João Antônio foi escolhido com o projeto “Multiplicadores de ações de leitura no IFMS-Naviraí: ampliando a produção de leitores na comunidade escolar”, orientado pelo professor de Geografia, Fernando Messias. O objetivo é estimular a leitura entre os estudantes, destacando o papel que a escola pode assumir na ampliação do número de leitores no país. 

A proposta é criar redes de interação com o objetivo de mobilizar a comunidade interna do Campus Naviraí em ações que promovam e incentivem a leitura. Uma das ideias é formar multiplicadores que assumam a organização de ações articuladas, tendo como parâmetro promover a prática da leitura junto à comunidade escolar. 

“A ideia surgiu da observação que fiz na minha própria escola, onde muitos alunos usam o celular para ver mensagens, mas poucos leem livros físicos. Quando leem, são obras de ficção. Percebi a dificuldade que eles têm para ler a literatura clássica, por exemplo. Com o projeto, pretendemos incentivar a leitura de livros em geral, não só de ficção, como também de literatura brasileira e textos jornalísticos”, explicou o estudante. 

Além da formação de multiplicadores, o projeto prevê ainda a criação de murais de leitura (com textos jornalísticos, literários e científicos), de um jornal escolar e de ações vinculadas ao Cineclube de Naviraí, com a exibição de filmes que sejam adaptações de obras literárias. 

Parlamento Juvenil – Ao todo, foram escolhidos 27 estudantes do ensino médio e técnico integrado para representar o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul pelos próximos três anos.

Além de desenvolverem os projetos selecionados, os jovens participarão do processo de elaboração da Declaração do Parlamento Juvenil. O documento será produzido durante um encontro que ocorrerá em Montevidéu, no Uruguai.

“Entre as atividades previstas para o decorrer de 2019 estão uma viagem pelos países do Mercosul, a realização de um curso de formação e a aplicação do projeto”, informou o professor que orienta João Antonio.

Para o estudante, a participação no PJM será uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos.

“A expectativa é de aprendizado, tanto no que diz respeito ao conhecimento técnico que terei para colocar o projeto em prática no Campus Naviraí, quanto no aspecto cultural, por meio do contato com os países do Mercosul e com os estudantes de diferentes regiões do país”, comentou João Antônio. 

Programa - É promovido pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC). 

Com o tema “O ensino médio que queremos”, a 5ª edição do PJM visa abrir espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.

O programa tem como objetivo ajudar os jovens a atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade, além de estimular o protagonismo juvenil por meio da implementação de projetos que tenham como foco o fortalecimento dos coletivos jovens nas escolas e que possam minimizar problemas do cotidiano escolar.

Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis na página do Parlamento Juvenil do Mercosul.

registrado em: ,