Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes apresentam projetos de negócios na Feira do Empreendedor 4.0

Empreendedorismo

Estudantes apresentam projetos de negócios na Feira do Empreendedor 4.0

Os projetos de negócios recebem apoio da TecnoIF, a Incubadora Mista e Social de Empresas do IFMS que busca estimular nos estudantes o empreendedorismo inovador.
por Osvaldo Sato publicado: 22/08/2018 09h00 última modificação: 22/08/2018 15h44
Exibir carrossel de imagens Ascom/IFMS Sara quer produzir gás de cozinha por meio de um biodigestor para as comunidades indígenas

Sara quer produzir gás de cozinha por meio de um biodigestor para as comunidades indígenas

Desenvolver projetos de negócios e ideias inovadoras para abertura de empresas. O que para muitos é uma realidade distante tem se tornado concreto para estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que por meio da Incubadora Mista e Social de Empresas (TecnoIF) busca fomentar o empreendedorismo inovador.

Uma amostra dos resultados alcançados pela incubadora foi apresentada no último dia 17, na 7ª edição da Feira do Empreendedor 4.0 do Sebrae/MS, realizada em Campo Grande. 

Estudantes com projetos pré-incubados apresentaram, em um dos principais eventos sobre empreendedorismo no Estado, seus projetos de negócios, com o detalhamento da ideia e a viabilidade econômica.

A primeira estudante a conduzir seu talk foi Sara Machado, do Campus de Aquidauana, que apresentou o “Biogás em Comunidades Indígenas”. A jovem destacou a principal motivação da ideia. “Este projeto é voltado para uma questão indígena, o que me motiva por também ser indígena”, afirmou a estudante do curso técnico integrado em Edificações.

A ideia é produzir gás de cozinha por meio de um biodigestor, para que as comunidades indígenas possam substituir os fogões à lenha por fogões a gás, com benefícios sociais, econômicos e ambientais.

A professora de Química, Valquíria Ferreira, é a orientadora do projeto. “Busco fomentar, por meio de projetos, o interesse pela área, pois os estudantes aprendem participando dos processos. A Sara tem se destacado por buscar  coisas novas. E isso frutificou sua ideia, saindo da teoria para a possibilidades de melhorar qualidade de vida da comunidade onde vive”.

Verticalização - O estudante Aderbal Cabral Junior apresentou o projeto “Alternativa para a Piscicultura”, que estuda a viabilidade para criação de pintados em tanques circulares com recirculação de água.

Aderbal é egresso do curso técnico em Aquicultura e, atualmente, acadêmico do bacharelado em Engenharia da Pesca, ofertado pelo Campus Coxim do IFMS. O estudante possui formação ainda como técnico em Arquitetura, em Contabilidade, e formação superior em Tecnologia de Automação de Escritório.

“Desde a época do curso técnico em Aquicultura que estou envolvido com o laboratório de reprodução com recirculação de água”, explicou o estudante. “Meu sonho era cursar engenharia, o que aconteceu aqui no IFMS”, completou.

Sobre a participação na Feira do Empreendedor 4.0, Aderbal não escondia a satisfação.“É um orgulho poder representar o IFMS, o campus, a cidade, o coordenador do projeto. É uma emoção mostrar que não há limites para quem busca seus objetivos. Eu gaguejava, não gostava de falar, de ler, e hoje estou aqui apresentando um projeto de negócios em uma importante feira de empreendedorismo”, comentou.

Outras ideias - O “Copo Comestível para Café” foi apresentado pela estudante Glenda Martins, de Jardim. O projeto passou pela fase de pré-incubação e foi certificado pela TecnoIF. A ideia despertou o interesse do público, que fez perguntas sobre o produto e sua viabilidade econômica.

A ideia de se criar o "Fotômetro" foi apresentada pelos estudantes Carlos Silva e Natalia Cozi, de Nova Andradina. O projeto consiste na produção de um fotômetro portátil que possibilita o monitoramento da qualidade do solo, sendo uma alternativa para pequenos agricultores que não podem custear análises de laboratório.

Os estudantes William Ferreira e Kelvin Barbosa, de Três Lagoas, apresentaram o “Oásis Solar”, um projeto de de negócio que prevê a instalação de quiosques que possibilitem o carregamento de energia de dispositivos móveis e acesso à internet, usando como matriz energética a energia solar

Do Campus Aquidauana, vieram ainda os projetos “Forro Térmico”, dos estudantes Caio dos Santos e Andrey Orue; e “Óculos de Realidade Virtual”, de Victor Arevalos. O Campus Corumbá levou ao evento um projeto de negócio virtual voltado à temática “nerd”. 

Do Campus Campo Grande foram apresentados modelos de negócios na área de moedas virtuais (Bitcoin), esse desenvolvido por Mariana Brito e Arthur Bueno; e o "Xcape", um jogo onde os participantes precisam vencer desafios para sair de uma sala. A ideia é desenvolvida por Gabriel Lima, Mateus Amado, Igor Alessandro, Rodrigo Costa, Yuri Amaral e José Vicente Júnior.

Apoio - Os estudantes do IFMS participaram da Feira do Empreendedor 4.0 com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi) e dos campi de origem, com pagamento de ajuda de custo para hospedagem e passagens.

Segundo a coordenadora de Empreendedorismo Inovador, Rhasla Wanderley, a participação no evento foi um momento importante de reconhecimento e novas oportunidades.

“Com os talks podemos dar visibilidade para os projetos inovadores do IFMS, estabelecer contatos com empresários, possíveis investidores para as pesquisas e, ainda, motivar os alunos a continuar seus trabalhos, pois os resultados são motivadores para os demais estudantes da instituição”, destacou.

TecnoIF - Está presente em sete campi da instituição: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas.

A incubadora é um agente facilitador do processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores, por meio da formação complementar de empreendedores em áreas compatíveis, em seus aspectos técnicos e gerenciais, com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pelo IFMS.

Anualmente, são lançados editais de seleção de projetos para pré-incubação e incubação de empresas, para que os estudantes recebam apoio gerencial, suporte técnico e capacitação, visando à formação do perfil empreendedor e o desenvolvimento do negócio proposto.