Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes conquistam medalhas em jogos nacionais

JIF 2019

Estudantes conquistam medalhas em jogos nacionais

Além do ouro no vôlei de praia masculino, IFMS conquistou três pratas e quatro bronzes. Etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais foi realizada em Guarapari (ES).
por Paulo Gomes publicado: 15/10/2019 16h44 última modificação: 30/10/2019 14h43

A delegação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) formada por 45 estudantes conquistou oito medalhas na edição especial dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), realizada em Guarapari (ES), entre 6 e 12 de outubro. Além do ouro no vôlei de praia masculino, o IFMS trouxe para casa três pratas e quatro bronzes em diferentes modalidades.

Os campi mais premiados foram Dourados e Ponta Porã, mas para o chefe da delegação, professor Brunno Ferreira, as medalhas são para todo o grupo que participou  dos Jogos dos IFs.

“Eles se esforçaram muito, brigaram cada ponto, cada arremesso, todos dedicados para a delegação de Mato Grosso do Sul trazer essas premiações. Quem perdeu foi apoiar o colega, estava na torcida. Isso fortalece a relação entre os estudantes, os professores e até a identidade do próprio IFMS”, explicou o chefe da delegação, Brunno Ferreira.

“Vários dos nossos estudantes foram para uma competição nacional pela primeira vez. Eles se esforçaram muito, brigaram cada ponto, cada arremesso, todos dedicados para a delegação de Mato Grosso do Sul trazer essas premiações. Quem perdeu foi apoiar o colega, estava na torcida fazendo barulho. Isso fortalece a relação entre os estudantes, os professores e até a identidade do próprio IFMS”, explicou Brunno Ferreira.

Estudantes de oito campi participaram da competição, sendo 11 de Aquidauana, seis de Corumbá, sete de Campo Grande, quatro de Coxim, sete de Dourados, dois de Jardim, cinco de Ponta Porã e três de Três Lagoas. Os atletas competiram nas modalidades futsal, vôlei feminino, atletismo, handebol, vôlei de praia masculino e feminino, e xadrez.

JIFs – Este ano, o evento fez uma homenagem ao aniversário de 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Na página dos JIFs 2019 é possível conferir informações e fotos da competição.

Cerca de 1.700 estudantes e servidores da Rede Federal de todas as regiões do Brasil participaram dos Jogos. Foram disputadas 11 modalidades esportivas, entre coletivas e individuais.

Os JIFs 2019 foram organizados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com o apoio  do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais (Cojif).

O evento contou ainda com financiamento dos ministérios da Educação e da Cidadania. Este ano, as instituições participantes que compõem a Rede Federal também ajudaram no custeio das despesas com os estudantes.

Para a participação dos estudantes nos JIFs, o IFMS assumiu as despesas com hospedagem, alimentação e transporte da delegação, que tinha ao todo 50 integrantes, entre estudantes e servidores. O custo por estudante foi de cerca de R$ 1,3 mil. O total investido no evento somou cerca de R$ 70 mil.

Confira os nomes dos estudante premiados nos JIFs 2019:

Medalha Modalidade Equipe Campus
Ouro Vôlei de praia masculino Marcelo Cruz Júnior