Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Corumbá podem solicitar auxílio transporte para 2º semestre letivo

Assistência Estudantil

Serão concedidos auxílios mensais de R$ 147,00 para até 25 estudantes não residentes no município. Inscrições em processo seletivo podem ser feitas entre os dias 25 e 27 de setembro.
por Paulo Gomes publicado: 22/09/2017 09h00 última modificação: 24/10/2017 13h53
IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu seleção para o Programa de Auxílio Transporte. Podem participar estudantes dos cursos técnicos integrados e subsequentes, da Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e da graduação do Campus Corumbá.

O edital de abertura do processo seletivo está publicado na Central de Seleção.

Serão concedidos auxílios mensais de R$ 147,00 para até 25 estudantes selecionados.

O benefício será pago durante o segundo semestre letivo de 2017, totalizando três auxílios. Nos períodos de férias, os estudantes receberão um valor proporcional aos dias letivos previstos para esses meses.

Requisitos – Para solicitar o benefício, o estudante não pode morar em Corumbá e precisa estar matriculado e frequentando regularmente, no mínimo, três unidades curriculares presenciais do curso.

O candidato não pode estar cursando apenas estágio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e/ou atividade complementar. Além disso, não pode ter mais do que duas reprovações por falta em unidades curriculares do semestre anterior.

Aqueles que recebem transporte gratuito do Município, Estado ou União não podem participar da seleção.

Também é necessário comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Esse cálculo é obtido mediante a divisão do total da renda mensal bruta familiar pelo número de pessoas integrantes do grupo familiar.

Inscrições – Serão realizadas em duas etapas: inscrição online e entrega da documentação.

A inscrição deverá ser feita entre os dias 25 e 27 de setembro, pela Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS.

A previsão é que as inscrições homologadas, bem como a agenda de entrega da documentação, sejam divulgadas no dia 29 de setembro. O candidato deverá comparecer ao local indicado com o comprovante de inscrição e os documentos previstos no edital de abertura.

Seleção – A classificação será feita pelo critério da renda per capita, por ordem crescente, considerando os dados dos documentos apresentados pelo estudante.

Em caso de empate, serão utilizados como critérios de desempate: ser beneficiário de Programa de Transferência de Renda, possuir maior número de integrantes do grupo familiar, ser oriundo de rede pública de educação básica, ou ser maior idade.

Serão priorizados os estudantes que não possuem outras modalidades de bolsas acadêmicas, bem como aqueles que não tenham auxílios anteriores cancelados em virtude de frequência insuficiente ou reincidência de sanção disciplinar.

Os resultados preliminar e final da seleção devem ser divulgados em 16 e 19 de outubro, respectivamente.

Auxílio Transporte – O Programa tem por objetivo apoiar o estudante do IFMS em sua permanência na instituição, visando à redução dos índices de evasão escolar decorrentes de dificuldades de ordem socioeconômica.

É amparado pelo Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), e pela Política de Assistência Estudantil do IFMS.