Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMS se destacam em seleções para graduação

Nova Andradina

Estudantes do IFMS se destacam em seleções para graduação

Com bom desempenho no Enem e em vestibulares, alunos do ensino técnico integrado agora se preparam para iniciar o ensino superior.
por Cleyton Lutz publicado: 11/02/2019 11h18 última modificação: 07/09/2020 12h21
Exibir carrossel de imagens Carlos Giacomini foi aprovado para dois cursos

Carlos Giacomini foi aprovado para dois cursos

Um dos principais diferenciais do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio, o que permite ao estudante cursar as disciplinas básicas do ensino médio de forma articulada as da formação técnica. O concluinte sai apto tanto para o mercado de trabalho quanto para o ingresso no ensino superior. 

No Campus Nova Andradina, egressos de cursos técnicos integrados se destacaram na última edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que se baseia nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – e em vestibulares de universidades públicas. 

É o caso de Carlos Eduardo Giacomini, que concluiu o curso técnico integrado em Informática no ano passado. O jovem foi selecionado para os cursos de Engenharia da Computação, no vestibular da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD), e de Engenharia de Software, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), cuja seleção foi feita via Sisu. 

Na prova do Enem, Carlos Eduardo tirou 920 na redação, sendo que a nota máxima é mil. Os horários de permanência ao estudante, segundo ele, ajudaram durante a trajetória no IFMS e nos processos de seleção. “Foram essenciais porque nesses horários desenvolvemos o conteúdo do ensino médio, tratamos de dúvidas específicas da matéria e fazemos exercícios de vestibulares com o auxílio de profissionais capacitados, caso dos docentes do Instituto Federal”, explicou o egresso. 

Os horários de permanência ao estudante são uma ação didático-pedagógica dos docentes do IFMS relacionada ao complemento dos estudos, reforço e recuperação de conteúdo e de notas. Os professores ficam à disposição para atender os alunos, independentemente do curso ou modalidade de ensino. 

Outro egresso do curso técnico em Informática, João Eduardo Ortega, foi selecionado para o curso superior de Engenharia Aeronáutica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), também por meio das notas do Enem.

“Algo que me ajudou bastante foi o fato de o IFMS nos preparar para questões do nível do Enem e até mais difíceis. Ao chegar para a prova, o aluno está tranquilo porque sabe que ele não vai encontrar nada do que ele não conhece”, destacou o egresso João Eduardo Ortega.

“Algo que me ajudou bastante foi o fato de o IFMS nos preparar para questões do nível do Enem e até mais difíceis. Ao chegar para a prova, o aluno está tranquilo porque sabe que ele não vai encontrar nada do que ele não conhece”, destacou João Eduardo. 

Ex-estudantes do técnico integrado em Agropecuária também se destacaram. Lucrécia Mattos, que concluiu o curso no final de 2018, ficou em primeiro lugar no processo seletivo para o bacharelado em Agronomia, ofertado pelo próprio IFMS por meio do Sisu. 

“Decidi continuar no IFMS, principalmente por ser uma instituição pública de qualidade. O curso de Agronomia possui grande abrangência e campo de atuação na região, o que acabou sendo uma escolha natural, devido à familiaridade que possuo com a área”, comentou Lucrécia. 

Os egressos do ensino técnico integrado do Campus Nova Andradina também foram selecionados para outros cursos como Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Medicina e Nutrição, em diferentes universidades públicas do país. 

“Decidi continuar no IFMS, principalmente por ser uma instituição pública de qualidade. O curso de Agronomia possui grande abrangência e campo de atuação na região, o que acabou sendo uma escolha natural, devido à familiaridade que possuo com a área”, comentou Lucrécia Mattos. 

Oportunidade – Estudantes que terminaram o ensino fundamental em Nova Andradina e região devem ficar atentos porque estão abertas as inscrições para vagas dos cursos técnicos integrados em Agropecuária e Informática ofertados IFMS. 

Os interessados devem comparecer ao Campus Nova Andradina (Rodovia MS 473), das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30, ou à unidade de apoio do IFMS, que fica na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Av. Rosilene Lima Oliveira, 64, Bairro Universitário, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Em caso de dúvidas, os telefones para contato são (67) 3441-9600/9670. 

Devem ser apresentados original e cópia da certidão de nascimento ou casamento, RG ou outro documento oficial de identificação com foto, CPF (caso não conste no documento oficial de identificação), documentos que comprovem estar em dia com as obrigações eleitorais (maiores de 18 anos) e com o serviço militar (homens com mais de 18 anos). 

Também é preciso apresentar o requerimento de matrícula preenchido e assinado, o comprovante de preenchimento do questionário socioeconômico e uma foto 3x4 recente. Em caso de candidato menor de idade, a matrícula deve ser feita pelo responsável legal. 

O preenchimento das vagas é feito por ordem de chegada.