Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes estão no Espírito Santo para competição nacional

JIF 2019

Estudantes estão no Espírito Santo para competição nacional

Delegação do IFMS, formada por 45 atletas, participa da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais, em Guarapari. Competição segue até sábado, 12.
por Paulo Gomes publicado: 07/10/2019 12h21 última modificação: 07/10/2019 14h01

Estudantes de oito campi do IFMS formam a delegação - Foto: Brunno Ferreira

A delegação formada por 45 estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participa em Guarapari, no Espírito Santo, da edição especial dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). Este ano, o evento faz uma homenagem ao aniversário de 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

“É minha primeira vez na etapa nacional e está tudo muito pilhado. É sempre muito bom competir”, comemora a judoca Lívia Ramos.

Oito campi enviaram atletas para a competição: Aquidauana (11), Corumbá (6), Campo Grande (7), Coxim (4), Dourados (7), Jardim (2), Ponta Porã (5) e Três Lagoas (3). Os estudantes participam nas categorias futsal, vôlei feminino, atletismo, handebol, vôlei de praia masculino e feminino, e xadrez.

A judoca Lívia Ramos foi uma das primeiras a competir. Estudante do Campus Corumbá, ela se diz emocionada e nervosa por estrear na competição. “É minha primeira vez na etapa nacional e está tudo muito pilhado. É sempre muito bom competir”, comemora Lívia.

Lívia participa pela primeira vez da competição nacional dos Institutos Federais - Foto: Brunno Ferreira

“Esperamos muito da nossa equipe, pois a gente treinou bastante para esse nacional”, reforça Abraão Brito, estudante do Campus Aquidauana.

A equipe de futsal masculino chegou à Guarapari e já colocou o pé na areia. Mesmo com toda essa descontração, o grupo garante que o foco é a competição.

“Estamos bem entrosados, mas também ansiosos. A gente veio com vontade ganhar. Esperamos muito da nossa equipe, pois a gente treinou muito para esse nacional”, reforça Abraão Brito, do Campus Aquidauana.

Equipe de futsal do IFMS garante ter treinado bastante para vencer - Foto: Brunno Ferreira

Para o chefe da delegação do IFMS, Brunno Ferreira, professor de Educação Física do Campus Coxim, a participação no evento já é um prêmio para os estudantes.

"A competição é o pano de fundo, mas o objetivo é construir um ser humano de forma mais completa", explica o chefe da delegação, Brunno Ferreira.

“A experiência de viajar com colegas dos outros campi e construir uma relação de solidariedade e respeito com os professores, além do ambiente saudável que a gente busca criar, é muito importante. Temos a competição como pano de fundo, mas nosso objetivo é a construção do ser humano de forma mais completa. Está sendo um evento excelente, grande, numa cidade bonita e uma estrutura bacana”, detalha Brunno.

Para a participação dos estudantes nos JIFs, o IFMS assumiu as despesas com hospedagem, alimentação e transporte da delegação, que possui ao todo 50 integrantes, entre estudantes e servidores. O custo por estudante é de cerca de R$ 1,3 mil. O total investido no evento é de cerca de R$ 70 mil com todas as despesas.

JIFs – A programação completa dos JIFs 2019 está disponível na página do evento, onde também é possível conferir fotos da competição.

Cerca de 1.700 estudantes e servidores da Rede Federal de todas as regiões do Brasil participam dos Jogos. São disputadas 11 modalidades esportivas, entre coletivas e individuais.

Os JIFs 2019 são organizados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com o apoio  do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais (Cojif).

O evento conta ainda com financiamento dos ministérios da Educação e da Cidadania. Este ano, as instituições participantes que compõem a Rede Federal também ajudaram no custeio das despesas com os estudantes.