Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes participam de atividade sobre empreendedorismo social

Campo Grande

Estudantes participam de atividade sobre empreendedorismo social

Evento promovido pela Incubadora do IFMS e o Living Lab, laboratório de empreendedorismo e inovação do Sebrae/MS, estimulou o desenvolvimento projetos de negócio de cunho social.
por Osvaldo Sato publicado: 05/06/2018 09h38 última modificação: 05/06/2018 11h42
  • Living Lab 1
  • Living Lab 2
  • Living Lab 3
  • Living Lab 4
  • Living Lab 5

Ao todo, 24 estudantes do Campus Campo Grande participaram da atividade - Fotos: Osvaldo Sato/Ascom

Criar uma ideia de negócio rentável e com impacto social. Esse foi o objetivo da atividade proposta pela TecnoIF, a Incubadora de Empresas Mista e Social do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em parceria com o Living Lab, o laboratório de empreendedorismo e inovação do Sebreae/MS, a estudantes do Campus Campo Grande.

Ao todo, 24 estudantes de cursos técnicos em Eletrotécnica e Informática participaram da atividade. Todos têm aulas da disciplina de Empreendedorismo, e alguns foram aprovados no edital de seleção para pré-incubação na TecnoIF.

O evento ocorreu no último dia 30, na sede do Living Lab MS, um ambiente de coworking estruturado para estimular a inovação, o empreendedorismo, a colaboração e a criatividade.

"Nossos estudantes demonstraram criatividade, organização e visão profissional, apresentando ideias de negócios e soluções para questões sociais atuais e relevantes", pontuou a coordenadora da Incubadora do IFMS, Lilyan Cristaldo.

"Trata-se de um laboratório aberto onde trazemos as pessoas para experimentarem suas ideias", explicou Leandra Oliveira da Costa, representante do Living Lab.

"É formidável perceber a transformação desses estudantes, desde a hora que chegaram, pela manhã, até o momento das apresentações, quando eles entregaram um resultado belíssimo, que não deixa a desejar ao que percebemos em nível universitário", destacou.

Segundo a coordenadora da TecnoIF, Lilyan Cristado, o empreendedorismo social passou a ser uma das formas de negócio propostos pela incubadora do IFMS a partir deste ano.

"A partir de uma experiência no Campus Jardim, a coordenadora local da TecnoIF demonstrou as diversas possibilidades de projetos de negócio de cunho social, então neste ano os editais de seleção passaram a contemplar também o empreendedorismo social", afirmou Lilyan.

Atividade - Inicialmente, os estudantes assistiram a palestras sobre negócios sociais, modelos de negócio link canvas e elaboração de vídeo pitch. A partir daí, puderam criar seus próprios projetos e apresentá-los à uma banca formada por dois empreendedores residentes na Living Lab e pelo reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak.

"A riqueza das propostas dos estudantes do IFMS demonstram como a inovação e o empreendedorismo já fazem parte da formação propiciada pela instituição, assim como a sólida base nos demais conteúdos curriculares", afirmou o reitor.

Separados em grupos, os participantes apresentaram à banca sete propostas de negócios sociais. Foram avaliados critérios como a concepção da ideia, o impacto social e a apresentação.

"Nossos estudantes demonstraram criatividade, organização e visão profissional, apresentando ideias de negócios e soluções para questões sociais atuais e relevantes", pontuou a coordenadora da TecnoIF.

Para o estudante Gabriel Braga, líder do grupo que apresentou uma ideia de negócio baseada no uso de games na educação, a atividade foi enriquecedora sob vários aspectos."Aprendemos muito, foi uma experiência bacana e, certamente, eu passo a enxergar o empreendedorismo social com outros olhos", destacou.

"Essa experiência nos ensina a pensar, sermos criativos na busca por soluções e perceber que o empreendedorismo social pode gerar lucro, mas também mudar realidades", disse a estudante do IFMS, Maria Paula.

A opinião é compartilhada pela colega Maria Paula, que apresentou uma solução para prevenção e combate à violência contra a mulher.

"Essa experiência nos ensina a pensar, sermos criativos na busca por soluções e perceber que o empreendedorismo social pode gerar lucro, mas também mudar realidades", disse a estudante.

Ao final do evento, a TecnoIF e o Living Lab demonstraram a intenção de oferecer uma atividade mensal voltada ao empreendedorismo e inovação, e que possa atingir um número maior de estudantes da instituição.

TecnoIF - Vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), a Incubadora Mista e Social de Empresas do IFMS é um agente facilitador do processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores.

Presente nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas, a incubadora busca fomentar o empreendedorismo inovador nos estudantes, promovendo o desenvolvimento de projetos ou ideias de negócios em empresas inovadoras.