Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes participam de fase estadual de Maratona de Programação

Nova Andradina

Estudantes participam de fase estadual de Maratona de Programação

IFMS foi representado por seis equipes dos campi Nova Andradina e Três Lagoas
por Laura Silveira publicado: 11/09/2017 16h18 última modificação: 24/10/2017 13h51
Exibir carrossel de imagens Campus Nova Andradina Esta foi a maior edição do evento já realizada no Estado

Esta foi a maior edição do evento já realizada no Estado

Numa parceria entre o Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), foi realizada no último sábado, 9, a fase estadual da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento promove a busca por novas soluções relacionadas a softwares.

A competição reuniu no campus local da UEMS cerca de 60 estudantes de instituições de ensino superior dos municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Nova Andradina e Três Lagoas. Participaram acadêmicos de graduação e início de pós-graduação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Os participantes foram divididos em 17 equipes e receberam orientação de professores. Das seis equipe do IFMS, quatro eram do Campus Nova Andradina e duas de Três Lagoas, todos acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Participaram ainda acadêmicos das universidades Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federal da Grande Dourados (UFGD), e Católica Dom Bosco (UCDB), além da própria UEMS.

Os times eram compostos por três estudantes e tiveram cinco horas para resolver o maior número de questões possíveis, contando com o apoio de um computador e materiais impressos - livros, listagens e manuais.

Na classificação final, o primeiro lugar foi conquistado pela UFMS, seguida da segunda e terceira colocação para a UFGD.

Maratona - O evento é organizado pelas Secretarias Regionais da SBC. Em Mato Grosso do Sul, o secretário adjunto da regional é o diretor-geral do Campus Nova Andradina do IFMS, Claudio Sanavria.

"Muito mais do que a competição, eventos como esse servem para congregar os estudantes da área de TI e tirá-los da pesada rotina de sala de aula. Também reforçam a premissa de que ser um profissional da Computação exige constante desafio intelectual”, comentou Sanavria.

Apesar de o Instituto não ter vencido a Maratona, ele acredita que o evento é uma importante experiência para os estudantes.

"Muito mais do que a competição, eventos como esse servem para congregar os estudantes da área de TI e tirá-los da pesada rotina de sala de aula. Também reforçam a premissa de que ser um profissional da Computação exige constante desafio intelectual”, afirmou Sanavria.

De acordo com o diretor, esta foi a maior edição local já realizada no Estado. Em 2013, o campus do IFMS em Nova Andradina foi sede do mesmo evento.

“É muito importante que eventos desse porte ocorram no interior do estado. Mato Grosso do Sul tem cursos de graduação da área de Computação em diversas instituições, em diferentes cidades. Essa é a segunda vez que a fase estadual ocorre em Nova Andradina e isso dá visibilidade às instituições da região. Mostra à população que a oportunidade de formação está muito mais próxima do que se imagina”, analisou o diretor.

O acadêmico do 4º semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Nova Andradina, Moisés Delavalentina, 25, participou do evento pela primeira vez.

“A experiência foi boa, pois tivemos que nos preparar para a competição, consequentemente aprendendo mais sobre nossa área. Também contribuiu para aperfeiçoar o trabalho em equipe, além de conhecer alunos de outras instituições aqui do Estado e um pouco mais sobre a SBC”, apontou o estudante do IFMS.

A fase eliminatória ocorreu também em outras 52 cidades do país, num total de mais de 800 equipes. As ganhadoras se classificaram para a final nacional, que será realizada em Foz do Iguaçu (PR), nos dias 10 e 11 de novembro.

Mais informações sobre a Maratona de Programação 2017 estão disponíveis na página oficial do evento.