Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes podem avaliar professores pelo celular

Avaliação Docente pelo Discente

Estudantes podem avaliar professores pelo celular

O acesso aos questionários deve ser feito pelo Sistema de Avaliação. O aluno deve digitar o CPF com o qual está matriculado, repetindo o número no campo senha. A identidade do estudante é mantida em sigilo.
publicado: 12/06/2017 08h49 última modificação: 24/10/2017 13h40

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre nesta segunda-feira, 12, o processo de Avaliação do Docente pelo Discente referente ao primeiro semestre de 2017. Pela primeira vez, o sistema usado para avaliar a atuação pedagógica dos professores é disponibilizado também na versão mobile.

“A possibilidade de o estudante responder o questionário usando o celular foi uma sugestão dos campi. O acesso facilitado permite que o aluno participe na sala de aula ou até mesmo de casa. Esta primeira versão mobile da avaliação, desenvolvida pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação, será aprimorada daqui para frente”, apontou Tânia Brizueña, diretora executiva de Políticas de Ensino e Educação dos Campi.

Estudantes dos cursos técnicos presenciais de nível médio (integrado e subsequente) e da graduação dos dez campi do IFMS podem participar da avaliação até 23 de junho. As 11 perguntas do questionário foram elaboradas pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) em conjunto com as equipes pedagógicas dos campi.

A expectativa é a de que 5.729 alunos avaliem cerca de 500 professores nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Avaliação – As questões do formulário abordam aspectos como pontualidade, clareza na comunicação, metodologia de ensino e o trabalho do professor na solução de conflitos e problemas de aprendizagem em sala de aula.

A avaliação é realizada semestralmente e contribui para levantar dados a respeito da atuação dos professores, melhorando o processo de ensino aprendizagem.

Os resultados obtidos orientam as equipes pedagógicas sobre os pontos fortes e fracos de cada profissional, ajudando a construir um plano de trabalho que beneficie os estudantes.