Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes recebem premiações de olimpíadas de conhecimento

Estudantes recebem premiações de olimpíadas de conhecimento

Estudantes do Campus Campo Grande receberam medalhas e certificados em cerimônia realizada na reitoria, em Campo Grande. Ao todo, mais de 100 alunos dos dez campi do IFMS serão premiados.
por Osvaldo Sato publicado: 27/09/2017 10h00 última modificação: 24/10/2017 13h54
IFMS
Exibir carrossel de imagens Diego Matos Premiação foi entregue em cerimônia realizada na reitoria do IFMS

Premiação foi entregue em cerimônia realizada na reitoria do IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou nessa terça-feira, 26, na reitoria, em Campo Grande, a cerimônia de certificação e entrega de medalhas para estudantes participantes de olimpíadas de conhecimento no ano de 2016.

Foram premiados alunos que conquistaram medalhas, certificados ou menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), Olimpíada Brasileira de Física (OBF), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Além de estudantes, familiares e professores do Campus Campo Grande, estiveram presentes na cerimônia alunos premiados do Colégio Militar e o comandante da instituição, Coronel Pires Filho.

O reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, reconheceu os resultados obtidos e desafiou os alunos. "Cada um de vocês tem a tarefa de ser um multiplicador para seus colegas, não apenas para participarem de olimpíadas, mas para que façam parte de grupos de estudo nas diversas áreas do conhecimento", pontuou.

Um dos premiados foi Lucas Maekawa, do Campus Campo Grande, que conquistou medalhas de ouro na OBMEP e OBFEP e prata na OBA. "Minha família sempre me estimulou a estudar, valorizando muito a educação, então sempre que tenho oportunidade participo de olimpíadas, não para dizer que sou melhor que outras pessoas, mas para saber no que preciso melhorar. Conquistando ou não medalhas, isso serve de motivação", explicou.

Para o professor de Física do Campus Campo Grande, Ronaldo Conceição da Silva, as olimpíadas não representam apenas uma competição, mas podem fazer parte da formação integral dos estudantes. "Os resultados obtidos são símbolo do esforço, capacidade de aplicação e estudos; por isso, creio que as olimpíadas somam à formação dos estudantes", afirmou.

O docente destacou ainda que muitos empregadores têm valorizado a participação do candidato em olimpíadas de conhecimento. "Todos os resultados estão documentados e, no futuro, poderão ser usados em seleções para o ensino superior e pós-graduação, por exemplo", pontuou.

Ao todo, serão premiados mais de 100 estudantes dos dez campi do IFMS. Na segunda-feira, 2, será realizada nova cerimônia, desta vez transmitida por videoconferência para todas as unidades da instituição.

OBA - Na edição desta ano da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) o estudante Lucas Araújo, do Campus Campo Grande, obteve a melhor nota em Mato Grosso do Sul, conquistando a medalha de prata.

O resultado credenciou Lucas para participar da Jornada Espacial Brasileira, promovida pela Agência Espacial Brasileira (AEB), que será realiza em dezembro, em São José dos Campos (SP).

A programação prevê visitas ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), além de palestras e oficinas sobre foguetes, satélites e Astronomia.

"É a realização de um sonho para qualquer pessoa que goste de disciplinas da área de Exatas, poder conhecer o ITA e tantos outros centros de estudos e atividades. É uma oportunidade única, uma experiência que levarei para toda a vida", afirmou o estudante.

A organização da OBA certificou ainda a diretora-geral do Campus Campo Grande, Rosane Fernández, e o professor Ronaldo Conceição da Silva, pelo resultado coletivo alcançado nesta edição da olimpíada.

registrado em: , ,