Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes vencem competição de foguetes

Dourados

Estudantes vencem competição de foguetes

publicado: 10/11/2016 14h26 última modificação: 24/10/2017 13h32

A equipe do Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistou três prêmios na Jornada de Foguetes, evento nacional que reúne estudantes de todo país.

A competição, encerrada na última segunda-feira, 7, em Barra do Piraí (RJ), é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

A equipe do Campus Dourados foi formada pelas estudantes Ketlen Rocha, Raysa Lima e Vitória Vargas, todas do 2º semestre do curso técnico integrado em Informática para Internet, lideradas pelo professor Rafael Santos. O IFMS também foi representado por uma equipe do Campus Corumbá.

Os prêmios conquistados foram o primeiro lugar geral na Turma 2, a quarta posição na categoria “apresentação” – onde era mostrado o processo de montagem do foguete com detalhes, fotos, esquemas e filmes dos lançamentos – e o segundo lugar no lançamento de minifoguetes com combustível sólido, competição voltada aos professores.

Na Jornada, as 120 equipes participantes foram divididas em três turmas. A competição ocorria dentro das turmas, sendo que cada equipe tinha direito a dois lançamentos. Os foguetes, feitos a partir de garrafas pet e que utilizam como combustível uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, eram lançados a partir de uma base fixada no chão.

O alcance horizontal obtido pela equipe de Dourados foi de 165 metros. Além da distância, outros aspectos levados em consideração foram a presença dos itens obrigatórios de segurança e as penalidades sofridas.

Entre os prêmios recebidos estiveram troféu, medalhas e livros sobre astrofísica, astronomia e física aplicada.

Para participar da Jornada, as equipes do IFMS receberam apoio institucional, incluindo a concessão de auxílio aos estudantes.

Aprendizado – A preparação da equipe de Dourados vinha sendo realizada desde que as estudantes conseguiram a classificação através da mostra realizada no campus esse ano, com um lançamento que superou os 120 metros, marca mínima para participar do evento nacional.

O professor Rafael Santos, coordenador da equipe, destaca que além da premiação obtida, a Jornada contribuiu para o desenvolvimento escolar das discentes. “Elas puderam observar aplicação prática de conceitos relacionados à física, além de compreender que os mínimos detalhes fazem a diferença”.

A estudante Raysa Lima comenta que para conseguir um bom desempenho, elas tiveram que superar algumas dificuldades iniciais, principalmente com relação ao combustível usado nos foguetes.

“Tivemos que nos adaptar a outro tipo de bicarbonato de sódio na reação, diferente do que usamos na preparação, o que influenciou no alcance do lançamento, uma vez que nos testes chegamos a atingir 189 metros. Mesmo assim, conseguimos prêmios em todas as categorias”, afirma.

Outra integrante da equipe, Vitória Vargas, ressalta que a experiência e o conhecimento adquirido durante a competição ajudarão as estudantes em eventos futuros.

“Tivemos algumas palestras voltadas à montagem dos foguetes, das bases e aos procedimentos de segurança que precisam ser respeitados. Essas dicas serão muito importantes, já que pretendemos continuar participando dos eventos na área”.

Mostras – A Mostra Brasileira de Foguetes é realizada através de eventos regionais que reúnem estudantes dos níveis fundamental e médio, com o objetivo de fomentar o interesse deles pela astronáutica, física, astronomia e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Rafael informa que uma das ideias é promover um evento reunindo estudantes e escolas da região da Grande Dourados, abrangendo um número maior de participantes, uma vez que outras instituições do município também realizam as mostras.

Mais informações sobre as mostras e a Jornada de Foguetes estão disponíveis na página da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.