Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade interna pode escolher Missão, Visão e Valores

PDI 2019-2023

Comunidade interna pode escolher Missão, Visão e Valores

Prazo de participação de servidores e estudantes em consulta segue até 24 de maio. Etapa faz parte da elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
por Osvaldo Sato publicado: 17/05/2018 11h32 última modificação: 17/05/2018 11h32

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre nesta quinta-feira, 17, o período de consulta para manifestação da comunidade interna sobre as propostas para a nova redação da Missão, Visão e Valores do IFMS, etapa da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos cinco anos (2019-2023).

Missão, Visão e Valores definem a razão de ser da instituição e constituem-se como base para a construção do Mapa Estratégico e do próprio PDI.

O coordenador da subcomissão de Revisão da Missão, Visão e Valores e pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marco Naka, ressaltou a importância da participação da comunidade interna nesta etapa de consulta pública.

"Esta é uma importante etapa de tomada de decisão e que vai impactar nosso dia a dia nos próximos cinco anos. Por isso, toda a comunidade interna do IFMS deve participar, visando à legitimidade do processo por meio da participação social", afirmou o pró-reitor.

Para participar, a comunidade interna deve acessar o formulário e avaliar cada sugestão em quatro aspectos: se o conjunto proposto auxilia na tomada de decisão; se é de fácil compreensão; se é inspirador para o desempenho institucional; e se pode ser utilizado para avaliação do trabalho institucional.

A avaliação será feita por meio da escala Likert, com nível de 1 a 5, sendo 1 o equivalente a 'discordo totalmente' da afirmação e 5 'concordo totalmente'. A participação segue aberta até 24 de maio.

A proposta que obtiver a melhor avaliação pela comunidade será apresentada no Congresso do PDI para oficialização, no dia 30 de maio.

"Esta é uma importante etapa de tomada de decisão sobre algo que vai impactar nosso dia a dia nos próximos cinco anos e, por isso, toda a comunidade interna deve participar, visando à legitimidade do processo através da participação social", afirmou Marco Naka.

Propostas - Além da versão vigente da Missão, Visão e Valores, são apresentadas 11 novas propostas de redação sugeridas por estudantes e servidores do IFMS. As sugestões puderam ser feitas pela comunidade interna e externa entre 3 e 11 de maio.

"Tivemos 26 entradas no sistema de elaboração de sugestões, entre aquelas que propriamente eram novas propostas e também manifestações sobre a manutenção da missão, visão e valores atuais. Algumas extrapolaram o limite de caracteres ou ficaram incompletas", apontou Naka.

O coordenador da subcomissão esclarece ainda que o processo de votação não é tão rápido e simples, mas que o critério é fundamental devido à importância da definição do conjunto de Missão, Visão e Valores.

"Entendemos que este rigor é necessário para que haja uma reflexão cuidadosa sobre cada um dos itens propostos e visando à escolha da sugestão mais adequada, que melhor reflita a finalidade da atuação do IFMS", completou.

Próximas etapas - Após esta consulta pública, a próxima etapa será o evento Futuro em Construção, de 28 a 30 de maio, envolvendo a Conferência Planejamento Estratégico, a apresentação da Missão, Visão e Valores, o Workshop sobre Mapa Estratégico e o Congresso do PDI, este previsto para o dia 30.

Na sequência, serão realizadas audiências públicas em todos os municípios onde há um campus do IFMS, com o objetivo de coletar dados e sugestões da comunidade para subsidiar a construção do PDI. A série de dez audiências inicia no dia 11 de junho, em Três Lagoas, e termina no dia 4 de julho, em Corumbá.

No período de 2 a 20 de julho, abre-se uma nova oportunidade para a participação social. Desta vez, o IFMS irá receber sugestões da comunidade por meio digital (vídeos ou mensagens), na ação denominada "O IFMS que você quer".

A coordenadora da Comissão Central de Elaboração do PDI 2019-2023 e diretora executiva do IFMS, Marcelina Maschio, destacou a importância da abertura, em todas as etapas do processo, de possibilidades de participação social para manifestação da comunidade.

"Um documento construído coletivamente possui maior legitimidade. As coletas de dados foram planejadas para que subsidiem a construção do PDI. Posteriormente, publicaremos um documento com todas as contribuições recebidas da nossa comunidade".

Construção - A etapa da Construção é a terceira e última prevista neste processo, quando serão elaborados o Plano de Metas, o Projeto Pedagógico Institucional e a minuta do PDI, que será disponibilizada para consulta pública entre os dias 12 e 25 de setembro.

Os meses de outubro a novembro são o período estipulado para a redação final do documento, que segue em novembro para apreciação do Conselho Superior (Cosup), com vistas à sua aprovação.

PDI - Este é o terceiro PDI da história do IFMS, que este ano completa dez anos de criação. O processo de elaboração do novo PDI está sendo conduzido por uma Comissão Central com o apoio de 21 subcomissões, todas instituídas pela Portaria nº 653/2018, publicada no Boletim de Serviço nº 016.

O trabalho, que se encerra em dezembro, possui as etapas de Preparação (março e abril), Diagnóstico (maio a julho) e Construção (julho a dezembro).

Cronograma do Processo de Elaboração do PDI 2019-2023

Preparação (já encerrada)
Definir equipes e subcomissões

março e abril