Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento cultural promove oficinas gratuitas em Naviraí

Festival de Arte e Cultura

Evento cultural promove oficinas gratuitas em Naviraí

Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Naviraí tem programação com oficinas de artes mágicas, criação poética e teatro.
publicado: 25/05/2017 12h49 última modificação: 21/09/2017 13h37
Exibir carrossel de imagens Apresentações artísticas e culturais seguem até sexta-feira, 26 - Foto: Daniele Aguiar

Oficinas de artes mágicas, criação poética e teatro gratuitas e abertas à comunidade são algumas das atrações do Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em Naviraí. O evento segue até sexta-feira, 26, no campus da instituição.

Ministrada por Rick Thibau, a oficina de artes mágicas leva o participante ao universo do ilusionismo, abordando temas como fundamentos, especificidades, linguagem cênica, história e tradição das artes mágicas.

“Como a oficina tem pouco mais de duas horas de duração, não podemos nos aprofundar nos temas. Mas com certeza, os participantes que tiverem interesse em prosseguir nas artes mágicas terão uma base de informações melhor do que a maioria dos mágicos teve quando começou a se interessar pelo assunto”, comentou Thibau.

Em 13 anos de carreira e tendo oferecido cursos em estados como São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, esta é a primeira vez que Thibau ministra uma oficina para não mágicos.

“É uma experiência nova. Estou ansioso, mas também contente por poder passar aos participantes um pouco da paixão que tenho por esse universo, levando o público a se interessar por ele também”, disse.

A coordenadora do evento e professora de Artes do campus, Aline Duenha, explica quais critérios usou para escolher as atrações. “Na medida do possível, procuramos convidar profissionais, tanto para as oficinas quanto para os espetáculos, que levassem o público de Naviraí a conhecer o trabalho desenvolvido em outros locais”.

Nesta quinta-feira, 25, também são oferecidas oficinas de teatro e criação poética, além do espetáculo "A princesa engasgada", promovido pelo Teatral Grupo de Risco, da capital.

Não há mais vagas para participação nas oficinas. Para conferir a a programação completa do evento, acesse a página do Festival de Arte e Cultura.

Programação – Apresentações artísticas, algumas resultantes de projetos desenvolvidos no próprio campus, também estão entre as atrações do Festival. É o caso dos espetáculos “A desvantagem de ter duas cabeças” e “Labirinto de histórias”.

O primeiro foi apresentado na abertura do evento e é resultado do projeto de extensão “Teatro no Campus”, que reúne 15 atores, entre estudantes do IFMS e comunidade externa.

Criada a partir de uma adaptação do conto homônimo do escritor britânico G.K Chesterton, a encenação foi resultado de um ano de trabalho. “Durante esse período, nos reunimos duas vezes por semana para aulas e ensaios”, conta a professora Aline, responsável pelo projeto.

Já o “Labirinto de histórias” é encenado por concluintes do curso de Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional (FIC) de Contador de Histórias, oferecido pelo campus no segundo semestre do ano passado.

Na sexta-feira, 26, o evento será encerrado com uma apresentação da Banda do IFMS, resultado do projeto de musicalização desenvolvido com 15 estudantes do campus. Outra atração do encerramento é o espetáculo “O divertido mundo mágico de Rick Thibau”.

As apresentações começam às 19 horas, no Campus Naviraí do IFMS (Rua Hilda, 203 – Bairro Boa Vista).

Arte e Cultura – O evento em Naviraí abre a segunda edição do Festival de Arte e Cultura do IFMS. A partir de agosto, o Festival também será realizado em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina e Ponta Porã.

Nas programações estão previstas atividades voltadas ao folclore, tradições culturais, cultura afro-brasileira e indígena, além de manifestações populares e eruditas, como música, literatura, artes visuais e dança.

Com fomento do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), o evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e promovido pelos campi do IFMS.