Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento premia participantes em Dourados e Jardim

Festival de Arte e Cultura

Evento premia participantes em Dourados e Jardim

Festival de Arte e Cultura foi promovido ofertou palestras, oficinas, apresentações e concursos culturais, todos gratuitos e abertos ao público.
por Cleyton Lutz publicado: 29/08/2017 11h02 última modificação: 30/08/2017 11h25
IFMS
Exibir carrossel de imagens Franz Mendes Em Dourados, evento contou com apresentações musicais

Em Dourados, evento contou com apresentações musicais

Os campi Dourados e Jardim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) encerraram no último sábado, 26, suas edições do Festival de Arte e Cultura. Nos eventos foram promovidos concursos e apresentações culturais, entre outras atividades.

Em Dourados, o evento contou com festivais de música e dança, além de concursos de crônica narrativa, desenho e poesia. Foram registradas 62 inscrições. Cerca de mil pessoas acompanharam os dois dias do evento, realizado no Teatro Municipal na sexta-feira e sábado, 25 e 26.

A competição ocorreu nas categorias estudantil, para os alunos do IFMS, e livre, voltado ao público externo. A premiação incluiu medalhas e troféus, além da possibilidade de publicar a crônica narrativa, desenho ou poesia, e da gravação da faixa musical ou videoclipe para os concorrentes do festival de música.

“Verificamos um aumento no público presente com relação ao ano passado, o que é resultado do trabalho que estamos desenvolvendo e do reconhecimento por parte da comunidade, devido à atenção que temos dado à arte e à cultura”, afirmou o diretor-geral do Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo.

Ele destaca também a qualidade apresentada no festival de música, voltado às composições autorais dos participantes. “A intenção foi abrir espaço para a divulgação dos trabalhos autorais, estabelecendo um canal direto com um público maior, que serve para fortalecer a produção artística local”, finalizou.

Jardim – No município, o Festival foi realizado entre 22 e 26 de agosto, no campus do IFMS, Centro de Atendimento ao Turista e Centro de Convenções. Aproximadamente 1.100 pessoas acompanharam o evento ao longo da semana.

Foram promovidos concursos culturais nas categorias audiovisual, dança, pintura, desenho e fotografia, música e literatura (poemas, contos e crônicas), com 35 inscritos no total. Tanto a entrada quanto as inscrições foram abertas à comunidade.

Ocorreram ainda outras atividades como contação de histórias, exposições, oficinas, mesa-redonda, palestra, sarau cultural, além de apresentações de dança, música, poesia e teatro, feitas por artistas do Estado e estudantes do IFMS.

Entre as atrações do Festival estiveram as peças “Cantigas de um fazedô” e “Amizade é uma coisa, farinha é outra”, encenadas pelo grupo teatral do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGC), as apresentações “Ritmos regionais”, feita pelos dançarinos da Fundação Nelito Câmara, e “Com a palavra, o poeta”, do escritor Emanuel Marinho.

“Trabalhamos na organização do Festival desde dezembro do ano passado, de modo que pudéssemos contar com os artistas de Mato Grosso do Sul. O evento superou nossas expectativas, principalmente no que diz respeito à participação e ao público registrado nos cinco dias” comentou a coordenadora do Festival no Campus Jardim, professora Sirley Oliveira.

Os concursos constituíram um palco para os talentos regionais. “Por meio deles, os participantes, sejam eles do IFMS ou do público externo, puderam mostrar seus talentos e divulgar os trabalhos artísticos realizados no município para toda a comunidade, sendo que muitas vezes falta a eles o espaço para isso”, ressaltou.

Extensão – Em 2017, além de Dourados e Jardim, o Festival de Arte e Cultura do IFMS já ocorreu nos campi Naviraí, Campo GrandeNova Andradina.

Em setembro será a vez de Aquidauana (1º a 5), Coxim (dias 21 e 22) e Ponta Porã (13 a 15). O Campus Corumbá também promoverá o Festival neste ano, em data a ser confirmada.

O evento é realizado com fomento do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS. O valor total foi de aproximadamente R$ 108 mil. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e promovido pelos campi da instituição.

Nas programações, estão previstas ações articuladas ao folclore, tradições culturais, cultura afro-brasileira e indígena, além de manifestações populares e eruditas, como música, literatura, artes visuais e dança.

Mais informações estão disponíveis na página do Festival.