Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento promove atividades artísticas e culturais abertas à comunidade em Aquidauana

Festival de Arte e Cultura

Evento promove atividades artísticas e culturais abertas à comunidade em Aquidauana

Programação do Festival de Arte e Cultura prevê concertos, concursos, oficinas e segue até terça-feira, 5
por Cleyton Lutz publicado: 01/09/2017 11h00 última modificação: 27/09/2017 16h41
Com a colaboração de IFMS
IFMS Divulgação

Divulgação

O Campus Aquidauana do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abre nesta sexta-feira, 1º, a edição 2017 do Festival de Arte e Cultura. A programação prevê apresentações artísticas e culturais,  concursos, oficinas e palestras. Todas as atividades são abertas à comunidade. 

A abertura oficial do evento ocorrerá a partir das 19 horas no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Estão previstas apresentações da bailarina Manuela Borges, do grupo de teatro Aquicênicas e do grupo de dança Funk-se, cujo espetáculo é baseado na obra do poeta Manoel de Barros. 

O Festival segue até a terça-feira, 5, com apresentações teatrais e musicais na Igreja Matriz do município. Uma das atrações confirmadas é Orquestra Sinfônica de Campo Grande. 

“Desde o início, nossa ideia foi integrar os talentos locais a grupos profissionais do Estado, compostos por artistas experientes e consagrados”, explica a coordenadora do Festival, Cinara Ribeiro.

Para o encerramento está previsto o Concurso Musical, voltado a jovens talentos do município. A apresentação dos dez finalistas, selecionados previamente, será na Feira da Estação de Aquidauana. 

A comissão julgadora do concurso analisará quesitos como performance, arranjo, interpretação, afinação e repertório. Os premiados receberão troféus e medalhas. 

“Desde o início, nossa ideia foi integrar os talentos locais, permitindo que eles se descobrissem enquanto tais e apresentassem suas produções, a grupos profissionais do Estado, compostos por artistas experientes e consagrados”, explica a coordenadora do Festival, Cinara Ribeiro. 

Oficinas – Começam na tarde desta sexta-feira, 1º. Serão oferecidas oficinas de artesanato, dança, fotografia, origami e teatro, no campus do IFMS. Todas são abertas aos interessados. Para participar é necessário fazer a inscrição

“Procuramos propor oficinas que aliassem tecnologia à área de Edificações, de acordo com os cursos ofertados pelo campus, além de contemplar a diversidade artística existente”, destaca a coordenadora. 

O Festival prevê ainda palestras e apresentações artísticas no Campus Aquidauana do IFMS, além de concursos de curta-metragem, desenho, fotografia e poesia.

A programação completa está disponível na página do Festival de Arte e Cultura do IFMS

São parceiros na promoção do evento o 9º Batalhão de Engenharia e Combate, Fundação de Cultura, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Prefeitura de Aquidauana, Prefeitura de Campo Grande e UFMS. 

Extensão – O município de Aquidauana é o sexto a receber o Festival de Arte e Cultura do IFMS em 2017. O evento já foi realizado em Naviraí, Campo Grande, Nova Andradina,  Dourados e Jardim

Ainda em setembro, o Festival também será promovido em Coxim e Ponta Porã. Em Corumbá, a data ainda não foi definida.

O evento é realizado com fomento do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS. O valor total é de aproximadamente R$ 110 mil. O Festival é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e promovido pelos campi da instituição. 

Nas programações, estão previstas ações articuladas ao folclore, tradições culturais, cultura afro-brasileira e indígena, além de manifestações populares e eruditas, como música, literatura, artes visuais e dança.