Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Formatura marca celebração pelos 10 anos do IFMS em Naviraí

IFMS 10 anos

Formatura marca celebração pelos 10 anos do IFMS em Naviraí

Primeira década de funcionamento da instituição em Mato Grosso do Sul foi comemorada na noite dessa segunda-feira, 25, com a formatura de cerca de 100 estudantes.
por Juliana Aragão publicado: 26/03/2019 14h58 última modificação: 08/04/2019 10h57

Evento de comemoração aos 10 anos do IFMS foi marcado pela formatura de cerca de 100 estudantes - Fotos: Michel Lopes

A primeira década de funcionamento do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi celebrada na noite dessa segunda-feira, 25, no município de Naviraí, com a formatura de cerca de 100 estudantes em diferentes níveis de ensino. A cerimônia aberta ao público foi realizada no auditório da Câmara Municipal.

Entre os estudantes diplomados na primeira turma do curso técnico integrado em Informática para Internet estava João Pedro Kikuta Miranda, 17. Para o jovem, o IFMS foi mais do que uma escola.

"Nesses três anos, aprendi as disciplinas e também sobre o mundo e como viver nele. O IFMS também me proporcionou conquistas, como prêmios na Feira de Ciência e Tecnologia e olimpíada estadual de robótica, em 2018", destacou o estudante João Pedro.

"Nesses três anos não aprendi apenas as disciplinas, mas também sobre o mundo e como viver nele. O Instituto Federal também me proporcionou inúmeras conquistas, como prêmios na Feira de Ciência e Tecnologia e olimpíada estadual de robótica, em 2018, junto com minha equipe Kamikaze", destacou João Pedro.

O recém-diplomado técnico em Informática para Internet é só agradecimentos à instituição. "O IFMS nunca vai sair da minha vida. Já consegui emprego em uma grande cooperativa de Naviraí, a Copasul, e tudo que aprendi na instituição aplico no meu dia dia, no meu trabalho".

A solenidade também foi marcada pela colação de grau da primeira turma do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do campus. Mariana Akemi Lombardi, 38, que já tem licenciatura em Ciências, é uma das tecnólogas formadas pelo IFMS.

"Sempre tive paixão por tecnologia, mas por morar em uma cidade do interior não imaginava ser possível cursar algo na área. O Instituto Federal abriu essa oportunidade para que eu pudesse adquirir novos conhecimentos e me aprofundar na área de Informática", ressaltou Mariana.

A mais nova tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que ingressou no curso como portadora de diploma, viu a vida se transformar no IFMS. "Com professores muito prestativos, a instituição me proporcionou novas experiências de vida e abriu oportunidades a um novo mercado de trabalho", finalizou.

Na cerimônia, também foram diplomados concluintes de curso técnico subsequente e certificados estudantes de cursos de qualificação profissional e da pós-graduação.

Histórico - O IFMS foi implantado em Naviraí no ano de 2014, na terceira fase da expansão da Rede Federal. 

Inicialmente, o campus ofertou cursos de qualificação profissional. A aula inaugural foi ministrada no dia 8 de dezembro de 2014 a servidores da prefeitura que ingressaram no curso de Operador de Computador. Para a professora de Português/Inglês do IFMS, Ivânia Laguilio, que na época estava lotada em Ponta Porã, um momento muito especial.

“Nasci e me criei em Naviraí, então fiquei muito feliz em ministrar a aula inaugural do campus. Na sala de aula, conhecia várias pessoas, todas curiosas sobre o IFMS. É muito bom poder contribuir com a instituição no município”, comentou a professora Ivânia Laguilio.

“Sou nascida e criada em Naviraí, então fiquei extremamente feliz com o convite. Quando cheguei à sala de aula, vi que conhecia várias pessoas, todas curiosas sobre o IFMS. Queriam saber como tinha sido o concurso, como eu tinha ingressado como docente. É muito bom poder contribuir com a instituição no município”, comentou Ivânia.

Em 2016, o campus abriu as primeiras turmas de cursos técnicos integrados ao ensino médio e da graduação. A unidade oferece ainda cursos técnicos subsequentes e pós-graduação lato sensu. A relação dos cursos oferecidos pelo IFMS em Naviraí está disponível no site.

Desde 2015, o campus funciona provisoriamente no Centro de Educação Profissional Senador Ramez Tebet. A sede definitiva está sendo construída na Rodovia MS 141, km 4, s/nº.

Mais informações estão disponíveis na página do campus.

Aula inaugural para curso de Operador de Computador foi ministrada a servidores da prefeitura em 2014 - Foto: Campus Naviraí

Destaques - Ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo IFMS em Naviraí foram destaque nos últimos anos. É o caso do IF Clima, aplicativo de monitoramento climático criado por estudantes em um projeto de pesquisa aplicada e extensão tecnológica

No ano passado, pela primeira vez, o campus conquistou o prêmio de melhor equipe na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Também em 2018, o grupo "Os Carecas", formado por alunos da unidade, foi vencedor na categoria juvenil do 9º Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran).

Nos últimos anos, estudantes do IFMS em Naviraí também foram escolhidos para representarem Mato Grosso do Sul no Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) e no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM).

Comemorações - A celebração dos 10 anos do IFMS nos campi teve início em fevereiro, nos municípios de Aquidauana, Corumbá e Jardim. A previsão é que as demais unidades promovam eventos semelhantes até abril.

Em dezembro do ano passado, o evento 'IFMS, transformando vidas', realizado em Campo Grande, celebrou a primeira década de funcionamento da instituição em Mato Grosso do Sul. O IFMS foi criado no dia 29 de dezembro de 2008, data de publicação da Lei nº 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

No final do ano, uma campanha disponibilizada no site do IFMS reuniu fatos, imagens e documentos históricos, além de depoimentos de pessoas que tiveram as vidas transformadas pela instituição.

Em 2018, os Institutos Federais utilizaram um selo comemorativo criado pelo IFMS para divulgar as comemorações dos 10 anos de criação das instituições.

registrado em: ,