Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fundação estadual seleciona 13 projetos do IFMS

Pesquisa e Inovação

Fundação estadual seleciona 13 projetos do IFMS

É o maior número de propostas selecionadas no estado. Estudantes de seis campi receberão bolsas da Fundect para desenvolver projetos de pesquisa em diferentes áreas.
por Paulo Gomes publicado: 18/09/2019 16h43 última modificação: 24/09/2019 16h23

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) é a instituição que tem o maior número de propostas selecionadas pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) para concessão de bolsas a projetos de Iniciação Científica Júnior. Ao todo, 13 propostas foram aprovadas* na chamada pública 06/2019. No ano passado, nove projetos da instituição foram selecionados

“Quando é aberta uma chamada pública, incentivamos a participação. É mais uma oportunidade para que os pesquisadores desenvolvam seus projetos”, explica a diretora-executiva da Propi, Caroline Aires.

A diretora-executiva da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), Caroline Aires, explica que, com o auxílio dos coordenadores de Pesquisa e Inovação nos campi, é feito um trabalho para incentivar os professores do IFMS a buscar fomento externo.

"Quando é aberta uma chamada pública, incentivamos a participação. É mais uma oportunidade para que os pesquisadores desenvolvam seus projetos, o que gera um impacto positivo em nossos estudantes”, explica Caroline.

Nesta chamada pública da Fundect, serão concedidas 130 bolsas de estudo, no valor de R$ 100,00 mensais cada, por um período de 12 meses, para que alunos do ensino fundamental, médio e/ou profissional de escolas públicas desenvolvam os trabalhos, sob a orientação de um professor vinculado a uma instituição superior de ensino. 

Cada projeto selecionado poderá indicar de três a dez estudantes para participar, além dos professores coordenadores.

Para a coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus Campo Grande, Marta Luzzi, uma das professoras que tiveram projetos selecionados pela Fundect, a participação em chamadas externas valoriza o estudante e o trabalho docente.

“Temos exemplos de estudantes que, utilizando recursos das bolsas, se organizaram e conseguiram comprar o primeiro computador para trabalhar no projeto. Além disso, as avaliações externas têm um sentido de contribuição. São um reconhecimento da seriedade do trabalho que está sendo desenvolvido no IFMS”, explica a coordenadora.

Projetos – Foram selecionados projetos dos campi Nova Andradina (5), Naviraí (3), Campo Grande (2), Ponta Porã (1), Dourados (1) e Coxim (1). A lista completa pode ser conferida ao final deste texto.

Um dos projetos que conquistaram o incentivo da Fundect - “Caracterização climática de Mato Grosso do Sul usando o método de Thorthwaite (1948) e suas aplicações na agricultura” - é desenvolvido no Campus Naviraí. A pesquisa caracteriza o clima nos 79 municípios do estado, o que auxilia nas decisões de produtores rurais sobre os melhores momentos para plantio, aplicação de insumos e colheita.

Outra proposta selecionada é do projeto “Núcleo de Animação e Roteiro (NuAr)”, do Campus Campo Grande, que une Informática e Língua Portuguesa para que estudantes produzam vídeos. Os participantes ainda compartilham suas experiências com a comunidade por meio de oficinas.

Iniciação Científica – Além da busca por recursos externos, o IFMS oferece periodicamente incentivo para a realização de projetos de pesquisa.

No ciclo 2018-2019 da iniciação científica, foram investidos mais de R$ 564 mil para o desenvolvimento de 178 projetos de pesquisa. Parte dos 405 estudantes envolvidos com os estudos recebeu bolsas, cujos recursos são provenientes do orçamento próprio do IFMS e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para o ciclo 2019-2020 da iniciação científica, foram selecionadas 211 propostas de projetos de pesquisa com a participação de 497 estudantes do IFMS. Desse total, 218 serão contemplados com bolsas.

Projetos do IFMS aprovados pela Fundect em 2019

Título Orientador Campus
Implementando Alternativas Tecnológicas no Esporte e no Ensino da Educação Física na Escola. Fabrício Cesar de Paula Ravagnani Campo Grande
Rádio pedagógica no IFMS ?pod?: análise da oralidade em espanhol como língua estrangeira no ensino técnico integrado ao médio a partir da produção de podcast. Márcio Palácios de Carvalho Nova Andradina
Caracterização climática de Mato Grosso do Sul usando o índice de umidade de Thornthwaite (1948) e o balanço hídrico de Thornthwaite e Mather (1955) Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido Naviraí
Elaboração de Protótipo de Hidroponia NFT de Baixo Custo Daniel Zimmermann Mesquita Naviraí
Lixo Eletrônico e Educação Ambiental: Uma Proposta de Cartilha Interativa Digital Claudio Zarate Sanavria Nova Andradina
Núcleo de Animação e Roteiro do IFMS Campus Campo Grande - NUAR Marta Luzzi Campo Grande
As Desventuras de Deméter: Escola e desigualdade de gênero Fabrícia Carla Viviani Ponta Porã
Fazenda Agronômica: avaliação de um jogo lúdico na formação do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFMS Grazieli Suszek Nova Andradina
Desenvolvimento de um controlador robótico baseado na teoria de controle voltado a competições de robótica Guilherme Terenciani Naviraí
MOLIMS: Mosaico Linguístico e Identitário do Sul de Mato Grosso do Sul André Matsumoto Dourados
Estudo da Helmintofauna de ovinos no setor de ovinocultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do sul - Campus Nova Andradina - MS Paulo Teixeira Nova Andradina
Robô de conversação para educação alimentar e nutricional Felícia Ito Coxim
Produção de mudas de três espécies nativas do cerrado cultivados em diferentes substratos Élcio Santos Nova Andradina

* Em versão anterior deste texto, constava que os projetos foram contemplados. A informação correta é que as propostas foram aprovadas e dependem do CNPq para serem contempladas.