Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupo de Trabalho analisará metodologia da Assistência Estudantil

Permanência e Êxito

Grupo de Trabalho analisará metodologia da Assistência Estudantil

IFMS iniciará estudo visando à otimização dos recursos destinados à área. Neste ano, a previsão de investimento é de R$ 4,6 milhões.
por Laura Silveira publicado: 17/05/2018 12h26 última modificação: 18/05/2018 07h56
Exibir carrossel de imagens IFMS Grupo foi formado em reunião realizada nessa quarta-feira, 16, na reitoria

Grupo foi formado em reunião realizada nessa quarta-feira, 16, na reitoria

Promover um estudo sobre a metodologia para seleção de estudantes beneficiados e otimização dos recursos destinados à assistência estudantil no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Esses são os principais objetivos do Grupo de Trabalho formado nessa quarta-feira, 16, em reunião realizada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) na reitoria, em Campo Grande.

A criação do GT foi uma demanda solicitada pelo Colégio de Dirigentes à Proen. O grupo fará um estudo para a otimização da utilização dos recursos e, assim, propor possíveis adequações para melhoria no processo de concessão da assistência estudantil no IFMS”, explicou o pró-reitor de Ensino, Delmir Felipe.

"O Grupo fará um estudo para a otimização da utilização dos recursos e, assim, propor possíveis adequações para melhoria no processo de concessão da assistência estudantil no IFMS”, explicou o pró-reitor de Ensino, Delmir Felipe.

Estiveram presentes no encontro e irão compor o Grupo de Trabalho as onze assistentes sociais dos campi da instituição, além da coordenadora de Assuntos Estudantis do IFMS e assistente social, Camila Vieira.

O próximo passo é publicar a portaria de instalação do grupo para início dos trabalhos. O prazo inicial é de 90 dias.

Na reunião, também foi analisado o edital deste ano de oferta dos auxílios. Foi a primeira seleção de estudantes feita após a reformulação da Política e do Programa de Assistência Estudantil no IFMS.

“As assistentes puderam analisar o edital, e avaliar a implementação do novo Programa. Deram sugestões para a seleção do ano que vem, que serão analisadas pela Proen. Também se reuniram com o auditor interno para um diálogo referente à análise de documentos que comprovam a renda per capita dos estudantes”, explicou a diretora executiva de Ensino, Tânia Brizueña.

Assistência Estudantil - Para este ano, foram oferecidos 2.559 auxílios que integram o Programa de Assistência Estudantil. A oferta contemplou os auxílios Alimentação, Permanência, Moradia, Transporte, além do Auxílio Indígena e Quilombola, novo benefício instituído com a reformulação do programa e da política de assistência estudantil. O valor destinado foi de R$ 3,1 milhões.

Além desse valor, R$ 1,1 milhão também está destinado a projetos de extensão, pesquisas científicas e visitas técnicas. Também estão inclusos os valores destinados aos auxílios TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e monitoria.

Outros R$ 200 mil são para a confecção de uniformes escolares, entregues gratuitamente aos estudantes. Desta forma, o total de investimentos do IFMS em 2018 na assistência estudantil será de R$ 4,6 milhões.

A divisão de recursos entre os campi é feita atualmente de acordo com o número de estudantes matriculados nos cursos presenciais registrados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

A decisão dos tipos, quantidades e valores de cada auxílio é feita por cada campus, levando-se em conta as características socioeconômicas dos estudantes matriculados.